Bilhete Único poderá ser usado para pagar aluguel de bicicleta

21/09/2017

Decreto assinado por Doria prevê que Bilhete Único poderá ser usado para pagar aluguel de bicicleta
Decreto assinado nesta quinta-feira visa regular serviço de empréstimo de bicicletas na cidade
 

Fonte: Diário do Transporte 
 

 

O prefeito João Doria assinou nesta quinta-feira (21) um decreto que visa regular o sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade (bike-sharing). O sistema será semelhante ao já em vigor com o serviço de aplicativos de transporte, como Uber, Cabify e similares.
 

A ideia do decreto é ampliar o atual empréstimo de bicicletas, permitindo que ele possa ser executado por diversas empresas. Atualmente o serviço de bike-sharing em São Paulo é oferecido apenas por duas operadoras, patrocinadas por bancos.
 

Uma das novidades do decreto será a exigência de que todas as operadoras permitam o pagamento também pelo Bilhete Único.
 

O secretário de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, afirmou no ato de assinatura do decreto que não será permitido que as empresas, para uso do sistema, exijam cadastro bancário, restringindo o empréstimo à população ‘bancalizada’.
 

Outra importante mudança no sistema de empréstimo de bicicletas será a possibilidade dos moradores da periferia levarem as magrelas para casa à noite. Desta forma, a devolução do empréstimo poderia ser feita no dia seguinte, sem a cobrança de taxas.
 

Avelleda explica que essa seria uma forma de garantir que o morador da periferia, ao chegar do trabalho no final do dia, em um terminal de ônibus, possa pegar a bicicleta para ir para casa e poder retornar com ela no dia seguinte.
 

Segundo Avelleda, o “empréstimo prolongado”, como ele denominou esse tipo de empréstimo, permitirá uma maior integração com outros meios de transporte.
 

Avelleda deu um exemplo: “É difícil sair do Grajaú e vir para o Centro de bicicleta. Poucos têm a habilidade física para isso. Mas sair do Grajaú com destino ao Terminal Grajaú, para fazer sua primeira perna de bicicleta e a segunda no transporte público, é muito factível”.
 

ESTIMATIVAS PARA O NOVO SISTEMA DE BIKE-SHARING
 

A estimativa da administração municipal para esta primeira etapa é de que cerca de 10 mil novas bicicletas serão colocadas à disposição da população. Para evitar que elas fiquem concentradas em regiões mais ricas ou centrais, outra exigência da prefeitura será espalhar a oferta pela cidade, em especial nas regiões periféricas. Hoje o sistema de bike-sharing está concentrado no Centro e na Zona Oeste da capital.
 

Outra determinação do decreto é que as futuras operadoras do sistema de empréstimo de bicicletas terão de compartilhar dados com a Secretaria Municipal de Transportes, como a origem e o destino das viagens. Essas informações serão importantes para melhorar as rotas dos ciclistas. As empresas, por outro lado, poderão explorar a publicidade nas bicicletas e nas estações.
 

As atuais operadoras terão seis meses a contar de hoje para se adequar às novas determinações.