Bruno Covas muda data de publicação de editais e de entrega de propostas na licitação dos ônibus de São Paulo
04/12/2018
Bruno Covas muda data de publicação de editais e de entrega de propostas na licitação dos ônibus de São Paulo
Fonte: Diario do Transporte
Mudança ocorre no mesmo momento que prefeito anuncia novo titular da pasta de transportes
ADAMO BAZANI
A gestão Bruno Covas mudou a data para a publicação dos editais e da entrega das propostas da licitação que deve reformular o sistema de ônibus da cidade de São Paulo.
Os três editais, um para cada subsistema de linhas, deveriam ter sido publicados hoje, mas agora irão ao ar na quinta-feira, 06 de dezembro.
Já a entrega de propostas, que estava marcada para o dia 19 de janeiro, passou para o dia 23 de janeiro de 2019.
A mudança de datas ocorre um dia depois de o prefeito Bruno Covas ter anunciado um novo secretário de Mobilidade e Transportes.
Edson Caram, diretor do DSV – Diretor de Operações do Sistema Viário vai ocupar o lugar de João Octaviano Macho Neto, que será secretário de transportes e logística na gestão do governador eleito João Doria.
A LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES DE SÃO PAULO E BREVE HISTÓRICO:
A prefeitura prevê reduzir os custos operacionais do sistema com a criação de uma nova rede de linhas, cortando sobreposições (quando uma linha percorre grande parte do mesmo trajeto da outra); reduzindo a frota ao colocar ônibus maiores no lugar de menores, mas sem diminuir a oferta de lugares; e dividindo o sistema de ônibus em três subsistemas:
– Subsistema Estrutural: Operado por ônibus maiores, que unem centralidades das regiões a outras centralidades passando pela região central; que trafegam por grandes avenidas e ruas de grande movimento e por corredores e que fazem a ligações entre os terminais. Entre os tipos de ônibus estão os padrons (motor traseiro e piso baixo), articulados, superarticulados e biarticulados.
– Subsistema Local de Articulação Regional: É inédito na cidade e seria uma espécie de sistema intermediário. A operação se daria por ônibus médios e convencionais entre os bairros mais distantes e as centralidades regionais (por exemplo, Vila Constância e Santo Amaro) e entre regiões diferentes, mas sem passar pelo centro. Os ônibus devem ser modelos básicos, com motor na frente, e padrons.
– Subsistema Local de Distribuição: Operado por ônibus menores entre os bairros e os terminais, corredores de ônibus e estações do Metrô e da CPTM. Os ônibus devem ser minis, mídis (micrões) e convencionais, dependendo da demanda e condições do viário.
Na prática, o passageiro em diversos casos terá de fazer mais baldeações, mas a prefeitura promete viagens mais rápidas.