Câmara aprova passe livre a estudantes de baixa renda de cursos técnicos

18/10/2019

Câmara aprova passe livre a estudantes de baixa renda de cursos técnicos

Se PL for sancionado pelo prefeito Bruno Covas, gratuidade no transporte será estendida também a alunos de cursinhos comunitários e pré-vestibular


Fonte: Diário do Transporte 

 

Foto: Alexandre Pelegi


Alexandre Pelegi 

A Câmara de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2019, Projeto de Lei 508/2016, de autoria do vereador Reis (PT), que amplia o acesso ao passe livre no transporte municipal a estudantes de baixa renda que frequentem cursos técnicos e cursinhos comunitários e pré-vestibular.

Desde 2015, os estudantes paulistanos da rede pública de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior têm direito à gratuidade no transporte municipal. O benefício também se estende a alunos da rede particular de baixa renda, bolsistas e cotistas. O PL, se for sancionado pelo prefeito Bruno Covas, estenderá esse direito também a esses estudantes.

Para ter direito à gratuidade no transporte, segundo propõe o PL, os estudantes terão de declarar renda familiar per capita de até R$ 1.182,00, valor a ser corrigido anualmente, de acordo com a inflação. Aprovado em primeira discussão na Câmara Municipal, em 2017, o PL passou por segunda e definitiva votação, e agora segue para a sanção do prefeito.

Segundo o autor do projeto, jovens de baixa renda enfrentam muitas dificuldades para conseguir estudar – e o passe livre para os cursos propostos seria um meio de garantir que esses estudantes não desistirão de seus objetivos.

 

PL0508-2016_cursinhos.jpg