Câmara Municipal vai pedir à secretaria de transportes relatório de impacto das mudanças de trânsito da Avenida Celso Garcia

15/08/2018

Câmara Municipal vai pedir à secretaria de transportes relatório de impacto das mudanças de trânsito da Avenida Celso Garcia


Fonte: Diario do Transporte 

 


Motoristas, pedestres e passageiros do transporte público reclamam de confusão e trajetos mais demorados. Secretaria diz que medida foi para reduzir atropelamentos

ADAMO BAZANI

Vereadores de São Paulo querem explicações técnicas da Secretaria de Mobilidade e Transportes sobre as mudanças de trânsito na Avenida Celso Garcia, que foram feitas em 21 de julho pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. Desde então, os ônibus perderam exclusividade no sentido centro da Avenida e, no sentido bairro, o número de faixas para todos os veículos foi reduzido.

O requerimento para que a secretaria apresente um relatório técnico de impacto das mudanças vai ser apresentado hoje pelo vereador Toninho Paiva. A Câmara ainda vai protocolar o pedido.

Ontem, o Diário do Transporte trouxe uma reportagem especial com reclamações de pedestres, moradores, comerciantes e, principalmente, de passageiros de transporte público que dizem que depois das mudanças, o trânsito piorou, tornando as viagens de ônibus mais demoradas. Alguns passageiros relatam que perdem uma hora por sentido, sendo obrigados a sair mais cedo de casa para o trabalho e, na volta, chegam até uma hora depois do habitual.

O presidente do SPUrbanuss, sindicato que representa as empresas de ônibus, Francisco Christovam disse à reportagem que a velocidade média dos ônibus caiu pela metade, de 14 km/h para em torno de 7 km/h.

Em resposta, a Secretaria de Mobilidade e Transportes disse que as mudanças foram para aumentar a segurança do pedestre e que ampliou o tempo de travessia. A pasta ainda alegou que em relação aos primeiros dias de mudança, a velocidade dos ônibus voltou a subir, mas não informou qual velocidade registrada.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2018/08/14/passageiro-de-transporte-coletivo-perde-ate-uma-hora-com-mudanca-de-fluxo-na-celso-garcia/

No último dia 21 de julho, o trecho de 6,7 km entre o Largo da Concórdia e a Avenida Airton Pretini, deixou de ter o contrafluxo de ônibus, com a abertura da circulação dos demais veículos no sentido bairro-centro.