Empresas de ônibus de São Paulo negam retirada de cobradores das linhas da madrugada a partir deste sábado, 13 de julho

15/07/2019

Empresas de ônibus de São Paulo negam retirada de cobradores das linhas da madrugada a partir deste sábado, 13 de julho

Portaria de junho criou comissão para avaliar aproveitamento de profissionais. Viações e prefeitura dizem que não haverá demissões

Fonte: Diário do Transporte

Ônibus da madrugada, das linhas estruturais, por enquanto, continuam com cobradores. Foto: Sidnei Santos/SPTrans


ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus da cidade de São Paulo negaram na tarde desta sexta-feira, 12 de julho de 2019, que a partir de sábado, 13, as cerca de 50 linhas de ônibus estruturais da madrugada passariam a circular sem cobradores.

A notícia da retirada dos profissionais, de forma experimental, circulou em redes sociais e em aplicativos de mensagens nesta semana.

O Diário do Transporte procurou na tarde o SPUrbanuss, sindicato que reúne as viações, que negou a circulação de ônibus sem cobradores a partir da próxima madrugada.

As viações informaram que negociam com o Sindimotoristas e com a prefeitura de São Paulo, por meio da gerenciadora do sistema, SPTrans – São Paulo Transporte, formas de aproveitar estes profissionais em outras funções do setor, mas que ainda não há data definida para a circulação dos coletivos sem cobrador.

A possível retirada dos cobradores da madrugada fez com que dirigentes do sindicatos dos trabalhadores veiculassem mensagens ameaçando possíveis paralisações.

No último dia 25 de junho de 2019, a SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publicou uma portaria que cria uma comissão para encontrar melhores formas de requalificar os trabalhadores que atuam como cobradores e evitar demissões.

Na portaria nº 87, o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Edson Caram, disse que o percentual de pessoas que pagam em dinheiro é muito baixo, de 5% a 6%. Além disso, afirmou ainda que 44% dos veículos do sistema já circulam sem a presença dos cobradores.