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Linha com miniônibus acessíveis em São Paulo começa no sábado, 17

13/03/2018

Linha com miniônibus acessíveis em São Paulo começa no sábado, 17

Fonte: Diario do Transporte.

 

Linha especial terá três miniônibus acessíveis. Dois em operação e um na reserva.

 

Serão dois veículos em operação com intervalos de 15 minutos.

A SPTrans apresentou na manhã desta terça-feira, 13, o modelo de miniônibus que vai operar uma nova linha acessível na cidade.

A 605 A/10 vai ligar o Terminal Jabaquara e o Centro Paralímpico, próximo ao km 11,5 da rodovia dos Imigrantes. O inicio das operações é no dia 17 de março, próximo sábado.

Serão dois miniônibus em operação e mais um reserva. O intervalo será de em média 15 minutos e o trajeto de 3,9 km será percorrido em cerca de 15 minutos. A demanda prevista é de 2,5 mil passageiros por dia.

Os miniônibus são do modelo Volare Access, de piso baixo total. Não haverá catracas nestes veículos. Os ônibus terão validadores e agentes de bordo além do motorista. Todas as motoristas serão mulheres.

Os veículos foram comprados pela empresa MobiBrasil. A capacidade é para 19 pessoas em pé, 13 sentadas e 4 cadeiras de rodas.

 

Modelo tem espaço para quatro cadeiras de rodas, 13 pessoas sentadas e 19 em pé.

 

Segundo o Secretário de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, a escolha do modelo se deu porque a região do Centro Paralímpico tem um acesso difícil para ônibus comuns.

Nos dias de semana, a operação será das 6h às 22h; aos sábados das 6h às 20h e aos domingos, das 6h às 18h15.

 

LABORATÓRIO

O presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli, disse que a linha será um laboratório e que pode haver na cidade mais serviços com veículos semelhantes.

Martinelli, entretanto, disse que independentemente do modelo do ônibus, com a licitação do sistema da cidade, a frota deve ser 100% acessível.

 

Secretário da Pessoa com Deficiência testa acessibilidade de miniônibus.

 

ALÉM DO ÔNIBUS

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, presente na apresentação do ônibus, destacou a importância da linha como sendo um marco, mas admitiu que há muito a ser feito.

Além de ônibus acessíveis, é necessário deixar a cidade acessível. Existem veículos com equipamentos, mas as pessoas com Deficiência têm dificuldade de chegar a eles.

Sergio Avelleda criticou a legislação Nacional sobre calçadas.

“A Legislação Brasileira de Calçadas, que dá ao proprietário autoridade para fazer sua calçada, contribui para esse déficit que ainda temos. O proprietário olha para a calçada não como via, mas como meio de acesso ao seu imóvel. A calçada é via e a maior parte das viagens nesta cidade é feita a pé” – disse Avelleda, que ainda acrescentou que as concessões dos terminais à iniciativa privada vão exigir que os espaços sejam de fato acessíveis.

A Secretaria de Mobilidade e Transportes também realiza, segundo Avelleda, reuniões com a empresa Otima, concessionária dos pontos e paradas de ônibus para melhorar conforto, acessibilidade e informação nestes equipamentos.

“Ainda há muitas paradas sem cobertura, sem proteção aos usuários” – disse.

 

APLICATIVO

Por meio de aplicativos de celular, o passageiro de ônibus pode também contar com acessibilidade desde a hora de esperar a condução.

O CittaMobi Acessibilidade, por exemplo, possui sinais sonoros e é conectado ao GPS dos ônibus.

O aplicativo recebe um sinal de GPS emitido pelo ônibus e informa ao deficiente visual quando a linha desejada está chegando.

Além disso, o aplicativo faz o celular vibrar quando o ônibus desejado é identificado próximo ao ponto. O recurso é feito para que o passageiro não precise aguardar a chegada do coletivo com o celular na mão.

Outro recurso do CittaMobi Acessibilidade é que o aplicativo indica qual ônibus pode ser utilizado para chegar em determinado destino. Com isso, não é preciso que o passageiro utilize outro aplicativo para traçar rotas.

Entre os recursos de acessibilidade, é possível aumentar a fonte das letras ou optar por receber informações em áudio. “A criação do aplicativo visa a autonomia e segurança dos deficientes, que antes dependiam dos outros para saber qual ônibus pegar e a hora de descer” – descreve a CittaMobi.

O CittaMobi Acessibilidade, assim como a versão regular, é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente através da App Store e Google Play.

Adamo Bazani, jornalista especializado em Transportes.

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

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