SPUrbanuss

Manobra de vereadores da base de Bruno Covas quer permitir que prefeitura use para vias dinheiro que seria para transporte público, cliclistas e pedestres

10/10/2019

Manobra de vereadores da base de Bruno Covas quer permitir que prefeitura use para vias dinheiro que seria para transporte público, cliclistas e pedestres

De última hora, base governista afrouxou regra do Fundurb, permitindo que os 30% para corredores de ônibus, calçadas e ciclovias possam ser usados para melhorias viárias

Fonte: Diário do Transporte 

 



Adamo Bazani 

A base do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na Câmara Municipal fez uma manobra na tarde desta quarta-feira, 09 de outubro de 2019, que pode permitir que a prefeitura use os 30% do Fundurb – Fundo do Desenvolvimento Urbano que deveriam investidos em corredores de ônibus, calçadas e ciclovias também em melhoria diversas de vias públicas, beneficiando assim o transporte individual.

O projeto original, PL 354/2019, do vereador Fábio Riva (PSDB), propunha o uso de parte do Fundo para moradias populares e compras de terrenos, mas, de última hora, foi incluída a possibilidade de a prefeitura usar o dinheiro dos transportes púbicos ou não motorizados para ruas e avenidas em geral.

Segundo informações de vereadores da oposição, alteração foi apresentada no meio de outro projeto de lei e aprovada em menos de uma hora. O texto ainda vai para aprovação ou veto do prefeito.

Confira a tramitação:
 


A discussão sobre utilizar os recursos para mudanças viárias surgiu apenas nesta quarta-feira. O projeto original incluía habitações populares.

Os parlamentares estavam negociando com entidades de luta por moradia sobre a possibilidade de utilização do fundo para construir moradias sociais, comprar terrenos e elaborar projetos. O texto original tratava exclusivamente da compra de terrenos.


 


Os recursos para o fundo são oriundos de taxas pagas por construtoras, para que consigam obter autorização para construírem na cidade. Até agosto de 2019, o Fundurb arrecadou R$ 492 milhões.

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

CONTATE-NOS

Rua Helena, 218 - 11º Andar
São Paulo - SP
CEP: 04552-050

Fone: 5186-5500