Metronização do ônibus

18/01/2018

Metronização do ônibus. Vamos resgatar esse termo.
 

Fonte: Revista AutoBus
 

O ano novo mais uma vez nos lembra que temos pela frente o desafio de recuperar-mos a confiança de um modal do transporte público tão essencial para o desenvolvi-mento urbano sustentável e equilibrado, adequado na promoção de uma mobilidade eficiente.
 

O ônibus tem o potencial de se enquadrar no cenário urbano de uma maneira bem satisfatória para qualificar o transporte coletivo bastando um ajuste em sua operação por meio da “metronização”, conceito com uma visão diferenciada e atrativa em seus serviços, proporcionando ao modal as mesmas características e atenções que os sis-temas férreos recebem. Metronizar é um termo criado pelo arquiteto Jaime Lerner para definir a prioridade e o caráter ao ônibus urbano, dando-lhe velocidade, desem-penho e modernidade alcançados com um uma infraestrutura exclusiva.
 

É necessário o entendimento, seja da sociedade ou de poderes públicos, que o modal ônibus tem condições de suprir as carências do transporte público. Lembrar constan-temente que o veículo precisa evoluir se quiser contribuir com o deslocamento das pessoas deve ser uma palavra de ordem. A renovação de sua imagem é necessária para aquelas cidades que buscam o melhor caráter aos seus sistemas de mobilidade, mas que não contam com altos recursos financeiros para viabilizar uma linha de metrô.
 

Sistemas bem estruturados e planejados de ônibus podem atingir índices satisfató-rios de operação com menores custos, desde que atendam alguns requisitos básicos, como a implantação de vias exclusivas e feitas por materiais adequados ao uso, co-mo concreto, por exemplo; prioridade em interseções; pagamento antecipado das tarifas em estações fechadas; uso de veículos maiores e com portas mais largas; la-yout veicular interno atrativo; gestão eficiente; comunicação; subsídio (por que não?); dentre outros.
 

Por que não determinar aos ônibus os mesmos méritos que os sistemas de metrôs e VLT´s possuem? Os modais sobre trilhos são sempre valorizados por suas imagens de vanguarda e o ônibus continua sem ter um devido reconhecimento, apesar de seu cunho de sustentabilidade ambiental conquistado pela sua versatilidade em propul-são e pela flexibilização operacional. É preciso repensar isso para a transformação de conceitos. Mãos a obra!!
 

A revista AutoBus apoia a modernização e o trabalho em conjunto com diversos setores para a evolução do modal ônibus.