SPUrbanuss

Ônibus é escolhido pelos passageiros por ser econômico e metrô, pela rapidez, diz pesquisa da Anfavea

09/11/2018

Ônibus é escolhido pelos passageiros por ser econômico e metrô, pela rapidez, diz pesquisa da Anfavea

Pessoas estão deixando de ver o transporte individual como meio mais adequado de deslocamento, conforme sugerem dados do levantamento

Fonte: Diário do Transporte

 

 

Uma pesquisa realizada pela Spry, encomendada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), revela o hábito de deslocamento dos brasileiros, por meio de transporte e por faixa etária.

O estudo mostra que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado, em todas as idades. A maioria das pessoas que preferem utilizar os coletivos escolhem o modal pela economia (27% das pessoas), seguido pela praticidade (19%) e, por fim, pela necessidade (16%).

O diferencial do metrô, por sua vez, é muito claro. A rapidez é o que faz 74% dos entrevistados que utilizam o meio de transporte a preferi-lo. Outros 15% optam pelos trilhos para evitar trânsito.

Por sua vez, o uso de carros e táxis estão mais relacionados ao conforto e praticidade.

Confira o percentual de preferência, por modal:

 

s1.jpg

 

O estudo mostra ainda que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado em todas as gerações, nas principais capitais brasileiras. Em seguida, está o carro particular. Logo em seguida, o metrô é a opção mais cogitada na hora de se locomover.

 

MOB.jpg

 

Para realizar a pesquisa, foram feitas 1.789 entrevistas em 11 grandes capitais brasileiras. O principal objetivo foi verificar o comportamento das diferentes gerações no que se refere à mobilidade e ao uso do carro.

 

~s2.png

 

Para a pesquisa, foram consideradas as seguintes faixas etárias:

 

s3.jpg

 

TRANSPORTE INDIVIDUAL

Os dados da pesquisa sugerem ainda que as pessoas estão deixando de ver o transporte individual como meio mais adequado de deslocamento. Quando questionadas sobre o futuro do automóvel, grande parte das pessoas disseram que veem aplicativos e compartilhamento como uma realidade.

Segundo Pedro Fachinni, que apresentou o estudo, as respostas foram dadas de forma espontânea, quando os entrevistados foram questionados sobre o futuro da mobilidade no Brasil.

Enquanto 35% das pessoas acreditam no transporte por aplicativos e carona, 18% avalia que o carro vai ser o principal meio de transporte.

Dentre os entrevistados, 16% acreditam que o transporte público vai passar a predominar e 14% acreditam que o carro será apenas uma ferramenta de lazer.

“As pessoas estão demorando mais para tirar a carteira de habilitação. Estão usando muito o compartilhamento para suprir essa necessidade de se locomover”, disse Fachinni.

Confira os dados:

 

s4

 

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

CONTATE-NOS

Rua Helena, 218 - 11º Andar
São Paulo - SP
CEP: 04552-050

Fone: 5186-5500