SPUrbanuss

Ônibus é o meio de transporte rodoviário mais seguro, apontam dados do Ministério da Saúde

16/05/2018

Ônibus é o meio de transporte rodoviário mais seguro, apontam dados do Ministério da Saúde

Associação de viações faz campanha, dentro do Maio Amarelo, para destacar a importância dos deslocamentos coletivos para a segurança viária.

Fonte: Diário do Transporte

 

 

No Maio Amarelo, mês no qual internacionalmente são discutidas ações em prol da segurança viária, um dado do Ministério da Saúde deixa bem claro que os deslocamentos coletivos não só contribuem para a melhoria da mobilidade, como também para deixar o trânsito mais seguro.

De acordo com a Pasta, o ônibus é o meio de transporte que atende a uma terço da população nas cidades, mas é responsável por uma em cada 200 mortes no trânsito, ou seja, 0,48% do total.

Se houvesse mais espaços segregados, como corredores de fato, este índice de acidentes poderia ser menor ainda.

Além de melhor infraestrutura para o transporte coletivo, a capacitação dos motoristas de ônibus e o maior envolvimento de empresários do setor na questão poderiam também aumentar ainda mais a segurança no transporte coletivo, quando o assunto é trânsito.

Nesta segunda-feira, 14 de maio de 2018, a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, lançou uma campanha em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), instituição social sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver ações que contribuem para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito.

O diretor administrativo e institucional da NTU, Marcos Bicalho, disse, em nota, que o setor pode contribuir para um trânsito mais seguro.

“Além de mostrar as vantagens das viagens de ônibus, também nos preocupamos em fazer uma campanha que orienta os motoristas de coletivos a cada vez mais praticar o trânsito seguro” – disse.

A campanha, denominada, “Vá de ônibus – por um trânsito mais seguro”, conta com sete peças publicitárias, voltadas para motoristas, empresários e população em geral.

As peças publicitárias têm como objetivo mostrar que o ônibus é uma opção segura de transporte e convidar a população a optar pelo coletivo na hora de fazer as viagens diárias.

A ação inclui vídeos, mensagens para mídias sociais, bussdoor interno e externo, folheto para distribuição a bordo e nos terminais.

Entre os materiais, está um cartaz para motoristas, com dicas de direção segura. Outro cartaz destaca que no ônibus o passageiro pode usar o celular, estudar, descansar e ficar distraído de forma segura, o que não seria possível caso estivesse dirigindo.

A NTU informou que as peças serão distribuídas entre mais de 500 empresas associadas.

PERFIL

Em diversas coberturas sobre segurança viária, o Diário do Transporte constatou que há um perfil misto entre empresas de ônibus.

Existem garagens que têm poucas ações de capacitação, não passando do básico exigido por legislações, e outras se deram conta que treinamentos mais modernos e intensos, além de valorizarem a vida, que deve ser o foco principal, representam um bom negócio, com menos custos em acidentes, processos e indenizações.

CORREDORES DE ÔNIBUS E SEGURANÇA

O Centro para Cidades Sustentáveis da Embarq e o Banco Mundial elaboraram um relatório que implica que os sistemas de faixas ou corredores de ônibus, desse os simples até Bus Rapid Transit, BRT incorporem em seus projetos determinadas características que são capazes de melhorar a segurança e reduzir os acidentes e vítimas fatais em até 50%.

O estudo é de 2014 e traz recomendações para que um BRT de fato seja seguro.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2015/11/14/estudo-mostra-como-projetar-corredores-de-onibus-que-melhorem-a-seguranca-viaria/

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

CONTATE-NOS

Rua Helena, 218 - 11º Andar
São Paulo - SP
CEP: 04552-050

Fone: 5186-5500