Pontos de ônibus serão desativados nas ruas de SP onde blocos vão passar

13/02/2020

Pontos de ônibus serão desativados nas ruas de SP onde blocos vão passar

Veja como será o esquema especial de trânsito e mobilidade na capital paulista para os dias de folia

Fonte: G1

 


 

Luiza Vaz

A Prefeitura de São Paulo planejou um esquema especial de trânsito para os dias de folia de rua na cidade. O esquema começa já a partir desse fim de semana.

Ruas vão ser bloqueadas e linhas de ônibus desviadas, em um esquema de mobilidade que será organizado pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A Prefeitura estima uma média de 86 desfiles de rua por dia de folia. Para passagem dos blocos, nas 32 subprefeituras da cidade, haverá bloqueios nas ruas.

O esquema montado pela CET junto com a Secretaria de Cultura prevê que cerca de 500 agentes da companhia trabalhem por dia. Os bloqueios serão feitos no trajeto dos blocos e nas ruas do entorno, de acordo com a quantidade de foliões.

"A cada ação que a secretaria da Cultura tiver com relação a algum tipo de bloco, a CET vai lá, programa o seu bloqueio e avisa a comunidade da região, o entorno da região", diz o secretário municipal de Transportes, Edson Caram.

Os alertas à população serão feitos por faixas ou através do seu site.

"Nós vamos implantar mais de 1800 banners nas regiões no entorno das regiões aonde estarão bloqueados para os blocos de carnaval", disse o secretário.

Pontos desativados

Nas ruas em que passam os blocos, os pontos de ônibus serão desativados. Todos estarão um aviso como este, em que também há um QR Code, que quando você usa seu celular, ele te leva para o site da SPTrans, onde há mais informações sobre esses bloqueios e desvios.

A leitura do QR Code é feita com a câmera do celular. Quando o site da SPTrans abre, dá pra consultar o trajeto do seu ônibus.

No período de carnaval, 560 linhas terão o percurso desviado.

Só neste sábado (15), no primeiro dia oficial dos blocos, mais de 100 linhas vão mudar. Nos finais de semana, haverá linhas de ônibus que irão operar como em dia útil, pra dar conta da quantidade de gente na rua.

Desfiles das escolas

Os desfiles das escolas de samba também mexem com a cidade. Na região do sambódromo, haverá bloqueios de ruas e bolsão para os táxis.

Para quem preferir usar o transporte público, haverá duas linhas especiais vão fazer o trajeto até o Anhembi - a partir dos terminais Tietê e Barra Funda.