Prefeitura de São Paulo marca para os dias 21 e 22 licitação para reforma de corredores de ônibus
06/03/2019
Prefeitura de São Paulo marca para os dias 21 e 22 licitação para reforma de corredores de ônibus
Datas são mudadas desde o ano passado. SPObras fala em “questões administrativas”
Fonte: Diário do Transporte
Novamente a SPObras, da prefeitura de São Paulo, alterou as datas para a entrega das propostas da licitação para a modernização e reforma de cinco corredores de ônibus nas zonas Sul, Leste e Norte.
Já é a quinta mudança de data desde o ano passado, quando os editais foram lançados.
As obras são para o Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica), Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias), Corredor de Ônibus Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha), Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt) e Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira).
Na justificativa para a mais recente mudança de data, a SPObras citou “questões administrativas”.
Após questionamentos por parte de empresas e consórcios interessados nas obras, a SIURB – Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras teve de fazer reparos nos editais.
É uma concorrência para cada corredor.
As novas datas são:
Zona Sul
– Corredor de Ônibus Interlagos (entre Avenida Washington Luís e Avenida Atlântica) – 21/03/2019
– Corredor de Ônibus Santo Amaro/João Dias (entre Avenida Santo Amaro e Terminal João Dias) – 22/03/2019
– Corredor de Ônibus Itapecerica (entre Terminal João Dias e Terminal Capelinha) – 22/03/2019
Zona Norte
– Corredor de Ônibus Imirim (entre a Avenida Deputado Emílio Carlos e Alameda Afonso Shimidt) – 21/03/2019
Zona Leste
– Corredor de Ônibus Amador Bueno da Veiga (entre Praça Micaela Vieira e Rua Embira) – 21/03/2019
IMAHEM
Como mostrou o Diário do Transporte, as propostas inicialmente deveriam ter sido apresentadas em 31 de agosto de 2018 para os corredores em Interlagos, na zona Sul; o Amador Bueno da Veiga, na zona Leste; e o Imirim, na zona Norte.
Relembre:
Mas depois de questionamentos de eventuais concorrentes e necessidades de alterações de editais, a SPObras suspendeu a disputa.
Relembre:
Apenas no dia 29 de dezembro de 2018, a gestão Bruno Covas reabriu a concorrência, com cinco corredores: Interlagos, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica (zona Sul); Imirim (zona Norte) e Amador Bueno da Veiga (zona Leste).
As entregas das propostas eram previstas para 21 de fevereiro, mas também por causa de questionamentos, foram remarcadas para os dias 28 de fevereiro e 01º de março.
Entretanto, no dia 28 de fevereiro a SPObras suspendeu a concorrência.
No dia 02 de março publicou novas datas para as entregas de propostas: 21 e 22 de março de 2019.
DÉFICIT DE CORREDORES:
A gestão municipal, iniciada em janeiro de 2017 com o hoje governador João Doria, instituiu no plano plurianual da prefeitura a meta de construir e reformar 72 quilômetros de corredores de ônibus.
Levando em consideração a informação da própria prefeitura de que até agora foram entregues 3,3 quilômetros do corredor Berrini, na zona Sul, e que estão em obras mais 14 quilômetros de extensão do corredor Itaquera, trechos 1 e 2, na zona Leste, falta muito para atual gestão cumprir o plano.
Mas o prefeito Bruno Covas declarou ao programa Roda Viva, da TV Cultura, no final de janeiro que, por questões orçamentárias, não vai conseguir cumprir a meta de corredores.
Em fevereiro, em resposta à Folha de São Paulo sobre a matéria que relatava o fato de prefeito Bruno Covas descontinuar ou mudar os nomes dos programas do seu antecessor, João Doria, a administração municipal disse que até o final da gestão a prioridade seria a manutenção dos atuais corredores, em referência ao questionamento sobre o BRT Rapidão, entre os terminais Capelinha e João Dias, na zona Sul.
A primeira promessa, ainda de João Doria, era de que os testes do BRT Rapidão começassem em março de 2017.
No dia 18 de fevereiro, o Diário do Transporte mostrou que a gestão tirou R$ 12,39 milhões (R$ 12.392.207,64) que estavam previstos para ampliar e moderniza a rede de corredores de ônibus da cidade em benefício do Autódromo de Interlagos, que ainda deve ser concedido à iniciativa privada.
O dinheiro vai ser usado para reformar o pavimento e parte das dependências do local de competição.
O remanejamento está inserido num crédito adicional de quase R$ 100 milhões (R$ 99.998.442,84) aberto pela prefeitura e oficializado em 16 de fevereiro de 2019.
No decreto, valor que o Autódromo vai receber é o mesmo que os corredores de ônibus terão de ceder.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes