Prefeitura de São Paulo nega pedidos de mudanças em 26 linhas da EMTU na capital

18/10/2019

Prefeitura de São Paulo nega pedidos de mudanças em 26 linhas da EMTU na capital

Entre solicitações indeferidas estão alterações na linha 376 Diadema – Brooklin (troncal), operada pela Metra. Serviço diferenciado da empresa por aplicativo segue suspenso pela gestão Bruno Covas. Não há previsão de retorno
 

Fonte: Diário do Transporte 

 

ônibus
Ônibus da Metra para a linha 376

 

Adamo Bazani 


A gestão do prefeito Bruno Covas, por meio do DTP – Departamento de Transportes Públicos, negou pedidos de alterações de 26 linhas metropolitanas dentro da cidade de São Paulo, gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, do Governo do Estado.

Os pedidos se referem a mudanças de trajetos e de pontos finais e também regularização de itinerários.

De acordo com publicação oficial, nenhum pedido formulado para as linhas metropolitanas foi atendido pela prefeitura.

A alegação é de que a SPTrans e EMTU vão fazer uma reformulação nos trajetos de ônibus intermunicipais dentro da cidade de São Paulo.

À vista da análise técnica deste DTP, e tendo em vista a proposta de reorganização das linhas intermunicipais com destino a São Paulo, apresentada pela São Paulo Transporte S/A para avaliação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, INDEFIRO o pedidodiz a justificativa para todas as solicitações.

Ainda não há previsão de quando haverá a reorganização dos trajetos das linhas metropolitanas alegada nas respostas, mas a estimativa é de que haja redução e cortes em itinerários.

Entre os pedidos negados pela DTP da prefeitura estão alterações no trajeto e itinerário da linha  376TRO Diadema (Terminal Metropolitano de Diadema) – São Paulo (Brooklin) via Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, operada pela Metra, responsável pelos serviços no Corredor ABD, que liga parte do ABC Paulista à Capital.

Recentemente, a empresa e a gestão Bruno Covas protagonizaram um desentendimento que rendeu cobertura jornalística no Diário do Transporte e em outras mídias, inclusive as não segmentadas em mobilidade.

A companhia lançou um serviço de ônibus de alto padrão solicitado por aplicativo de celular e que percorreria o trecho do Corredor Metropolitano ABD, entre São Bernardo do Campo e a região da Berrini, na zona Sul da capital, usando a plataforma tecnológica UBus.

Como mostrou o Diário do Transporte, o serviço recebeu autorização da gerenciadora metropolitana EMTU, anuência do DTP, da SPTrans e da área jurídica da prefeitura e a portaria da gestão pública municipal já estava pronta, mas o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, não assinou.

A alegação de Caram à reportagem do Diário do Transporte era de que seriam necessários estudos de impactos do serviço, que contaria com uma frota de 12 a 15 ônibus em operação, nos corredores da capital.

Ocorre que a linha especial pegaria apenas um trecho de cerca de 3 km de corredor municipal. A maior parte do trajeto na capital seria em corredor metropolitano, entre o limite com a cidade de Diadema e as imediações do Shopping Morumbi, na zona Sul. Apesar de o corredor ser metropolitano, por acordo firmado há cerca de dez anos entre prefeitura e Governo do Estado, recebe ônibus municipais do sistema SPTrans.

A prefeitura de São Paulo chegou a apreender os ônibus rodoviários da Metra com atendimento pelo UBus e a chamar o serviço de lotação clandestina.

A EMTU, em ofício, pediu reconsideração e classificou as apreensões de irregulares. Não teve resposta.

Não há data para a retomada do MetraClass pelo UBus.

Relembre o caso:

EXCLUSIVO: Documentos da gestão Bruno Covas revelam que Metra recebeu aval para operar serviço de ônibus por aplicativo em São Paulo

https://diariodotransporte.com.br/2019/10/04/exclusivo-documentos-da-gestao-bruno-covas-revelam-que-metra-recebeu-aval-para-operar-servico-de-onibus-por-aplicativo-em-sao-paulo/

Caram diz que portaria que daria aval a ônibus por aplicativo da Metra não foi assinada e que secretaria vai estudar impacto em corredores

https://diariodotransporte.com.br/2019/10/04/caram-diz-que-portaria-que-daria-aval-a-onibus-por-aplicativo-da-metra-nao-foi-assinada-e-que-secretaria-vai-estudar-impacto-em-corredores/

Relação das linhas com pedidos negados:

1) 376TRO Diadema (Terminal Metropolitano de Diadema) – São Paulo (Brooklin) via Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini – Pedido: Alteração no itinerário e terminal secundário. Operação: Metra.

2) 493TRO Santo André (Príncipe de Gales) -São Paulo (Terminal Sacomã) Pedido: alteração no itinerário e terminal secundário. Operação: Viação Padre Eustáquio Ltda.

3) 493DV1 Santo André (Príncipe de Gales) – São Paulo (Terminal Sacomã) via Santo André (Fundação Santo André). Pedido: alteração no itinerário e terminal secundário. Operação: Viação Padre Eustáquio Ltda.

4) 001TRO Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)-São Paulo (Metrô Capão Redondo) – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

5) 002TRO Embu das Artes (Engenho Velho)-São Paulo (Metrô Capão Redondo) – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

6) 193TRO Embu das Artes (Jardim Santa Tereza) – São Paulo (Metrô Capão Redondo) – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

7)339TRO Itapecerica da Serra (Jardim Victória)-São Paulo (Metrô Capão Redondo) – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

8) 340TRO Itapecerica da Serra (Jardim São Marcos)-São Paulo (Metrô Capão Redondo)  via Itapecerica da Serra (Jardim Sampaio) – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

9) 451TRO Itapecerica da Serra (Jardim Branca Flor)-São Paulo (Metrô Capão Redondo) – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

10) 484TRO Embu das Artes (Jardim Santo Eduardo)-São Paulo (Metrô Capão Redondo).  – Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

11) 032BI2 Itapecerica da Serra (Jardim Sampaio) – São Paulo (Pinheiros) Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários. Operação: Consorcio Intervias.

12) 032DV1 Itapecerica da Serra (Parque Paraiso) – São Paulo (Pinheiros) via Embu das Artes (Centro). Pedido: regularização do itinerário através de Portarias. Operação: Consórcio Intervias.

13) 318TRO Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava – Cidade Kemel) – Guarulhos (Terminal Metropolitano Cecap). Pedido: regularização do itinerário através de Portarias. Operação: Consórcio Unileste.

14) 826TRO Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava – Cidade Kemel) – Guarulhos (Centro) via Terminal Metropolitano Cecap. Pedido: regularização do itinerário através de Portarias. Operação: Consórcio Unileste.

15)  213TRO Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu) – Osasco (Centro). Pedido: regularização do itinerário através de Portarias. Operação: Consórcio Intervias.

16) 056TRO Embu das Artes (Centro)-São Paulo (Metrô Campo Limpo) Operação Consorcio Intervias. Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários

17) 178TRO Embu das Artes (Jardim Vazame) – São Paulo (Metrô Campo Limpo) Operação Consorcio Intervias. Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários

18) 178BI1 Embu das Artes (Jardim Nossa Senhora de Fátima) – São Paulo (Metrô Campo Limpo)

19) 245TRO Taboão da Serra (Jardim São Judas Tadeu) – São Paulo (Metrô Campo Limpo). Operação Consorcio Intervias. Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários

20) 343TRO Embu das Artes (Jardim do Colégio) – São Paulo (Metrô Campo Limpo) via Embu das Artes (Jardim Valo Verde). Operação Consorcio Intervias. Pedido: Alteração nos itinerários e terminais secundários

21) 138TRO Osasco (Munhoz Junior) – São Paulo (Metrô Vila Madalena). Pedido: Alteração no itinerário da linha intermunicipal. Operação: Consorcio Anhanguera.

22) 205TRO Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava – Cidade Kemel)-São Paulo (Parque Dom Pedro II) Pedido: alteração no itinerário. Operação: Consorcio Unileste.

23) 269TRO Poá (Terminal Rodoviário Pedro Fava – Cidade Kemel)-São Paulo (Metrô Corinthians-Itaquera. Pedido: alteração no itinerário. Operação: Consorcio Unileste.

24) 319TRO Guarulhos (Vila Any) – São Paulo (Metrô Corinthians-Itaquera), via Guarulhos (Bairro dos Pimentas). Pedido: alteração no itinerário. Operação: Consorcio Unileste.

25) 377TRO Poá (Jardim Nova Poá) – São Paulo (Parque Arthur Alvim) via Metrô Corinthians –Itaquera. Pedido: alteração no itinerário. Operação: Consorcio Unileste.

26)  460TRO Ferraz de Vasconcelos (Vila São Paulo) – São Paulo (Parque Arthur Alvim)” via Metrô Corinthians-Itaquera. Pedido: alteração no itinerário. Operação: Consorcio Unileste.