Prefeitura de SP faz chamamento público para modernizar rede semafórica

16/02/2018

Prefeitura de SP faz chamamento público para modernizar rede semafórica. Secretário vê vantagens para os ônibus
Objetivo é criar uma nova rede, com redução da incidência de falhas e a melhoria do tráfego urbano; subsídios deverão ser entregues até 2 de abril. Para Avelleda, sincronizar os semáforos com os ônibus é melhorar a produtividade do sistema
 

Fonte:Diário do Transporte
 


 

A prefeitura de SP lançou nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, o edital de chamamento público para a estruturação de uma parceria com o setor privado visando modernizar a rede semafórica. Trata-se de uma PPMI – Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse.
 

Saudada pelo prefeito João Doria como a primeira PPMI dos semáforos do país, o edital de chamamento público será publicado nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial do Município.
 

Segundo o prefeito, “é uma iniciativa absolutamente pioneira e moderna, que vai permitir, a um custo muito melhor para o poder público, a implantação de alta tecnologia semafórica na maior capital do Brasil”.
 

Os investimentos estimados inicialmente são da ordem de R$ 1 bilhão.
 

O objetivo da PPMI é receber ideias do setor privado sobre investimentos que possibilitem implantar um sistema de inteligência semafórica, aprimorando o serviço prestado atualmente com a ampliação da rede.
 

Em resumo, a iniciativa da prefeitura visa resolver um velho problema do sistema de tráfego da cidade: as constantes falhas na rede semafórica. A meta, portanto, é reduzir as falhas dos semáforos, melhorando o tráfego urbano e promovendo vantagens econômicas e operacionais para a administração pública. A administração municipal espera ainda permitir aperfeiçoamentos graduais, trazendo novas funcionalidades, além de gerar e explorar novas receitas.
 

O secretário Sergio Avelleda afirmou que o sistema será benéfico para o transporte coletivo. “No caso dos ônibus, sincronizar os semáforos com coletivos é melhorar a produtividade do sistema. Estima-se que um corredor com semáforo inteligente pode reduzir em até 10% o número de ônibus sem diminuir o tempo de espera, melhorando o tempo de viagem. É mais produtividade e mais economia para toda a cidade”, conclui o secretário.
 

O lançamento nesta quinta-feira foi realizado por meio da Secretaria de Desestatização e Parcerias em conjunto com a Secretaria de Mobilidade e Transportes, à qual está vinculada a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), responsável pela operação do sistema viário na cidade.
 

REDE SEMAFÓRICA GIGANTESCA É DESAFIO A SER ENFRENTADO
 

Dentre os 6.399 cruzamentos semafóricos, a cidade de São Paulo monitora apenas 1.200 pela central da CET. Destes, apenas 600 têm automação em tempo real, o que permite que o tempo de abertura e fechamento seja controlado à distância. A rede atual é da década de 80.
 

Alguns detalhes importantes do processo de modernização:
 

Modernizar os semáforos, segundo a prefeitura, significa ampliar a rede com duas plataformas tecnológicas: uma em tempo real e a outra com tempo fixo.
 

Tecnologia em tempo real – permite que o semáforo controle o tempo de abertura e fechamento e envie os dados para uma central, sem a necessidade de operação por um agente. Permite ainda o controle de fluxo dos carros.
 

Tecnologia em tempo fixo – acesso remoto, em caso de necessidade. A mudança no tempo semafórico poderá ser feita à distância, o que elimina na maioria dos casos a presença de equipes de manutenção no local.
 

Mais fluidez – outro destaque do edital vai para o controle da velocidade dos carros, que será feito pelos semáforos. Eles também farão a contagem dos veículos no cruzamento. Com essas informações será possível modificar a programação dos semáforos, que ficarão abertos mais ou menos tempo em função com o trânsito na região.
 

Câmeras – os equipamentos vão contar com câmeras, e serão interligados à central. Isso permite mais agilidade nos reparos e mudança da programação semafórica. O foco da modernização também envolverá os semáforos de pedestres.
 

Para o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, “investir na modernização do parque semafórico é uma melhoria significativa para a cidade. Conseguimos garantir uma maior fluidez, resultando em uma maior segurança viária, com novos semáforos para pedestres e para pessoas com deficiências. Ter um sistema onde o tempo semafórico se adapta conforme o fluxo de veículos é gerar maior eficiência para toda a cidade. Menos tempo parado no trânsito é reduzir a emissão de poluentes”.
 

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PPMI – Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse 
 

Wilson Poit, secretário de Desestatização e Parcerias, afirma que a modernização da rede semafórica é atrativa para o mercado. “Acreditamos que existe interesse da iniciativa privada neste serviço. Podemos melhorar muito o tráfego urbano, transformando São Paulo em uma cidade inteligente e ainda gerar novas receitas”, afirmou.
 

João Octaviano, da CET, acredita que a nova rede “terá um sistema de tráfego inteligente, que vai melhorar a eficiência da gestão e da mobilidade”.
 

Poderão participar deste PPMI pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio.
 

Segundo informações da Prefeitura, o objetivo do PPMI é receber subsídios preliminares que respondam a seis questões:
 

1) Características: indicação das características da rede semafórica ideal para o município, incluindo estimativas de nível de custos de manutenção, nível de falhas, ganhos de eficiência para a gestão do tráfego e outras melhorias possíveis;
 

2) Sistema de Transporte Inteligente: indicação das características tecnológicas ideais, especialmente no que se refere a Sistemas de Tráfego Inteligente, para a rede semafórica de São Paulo;
 

3) Investimentos: estimativa dos investimentos necessários para viabilizar a rede semafórica ideal proposta, incluindo descrição dos itens e estimativa de valores;
 

4) Formato de parceria com a iniciativa privada: avaliação da melhor forma de envolvimento da iniciativa privada para viabilizar a rede semafórica ideal proposta;
 

5) Indicadores e mensuração de desempenho: avaliação dos melhores indicadores de nível de serviço mensuráveis para a gestão da rede semafórica, bem como indicação dos níveis ideais a serem adotados;
 

6) Serviços agregados ao modelo: sugestões de possíveis serviços que apresentem sinergia com a rede semafórica ideal e poderiam ser agregados ao modelo de envolvimento da iniciativa privada proposto.
 

A prefeitura ressalta que o PPMI possui condições:
 

– Não haverá ressarcimento ou indenização pela entrega dos subsídios;
 

– Direitos decorrentes da autoria e da propriedade intelectual sobre os subsídios apresentados serão cedidos à PMSP;
 

– Participação no PPMI não impede a participação do Interessado em eventual licitação que tenha o mesmo objeto.
 

Os subsídios deverão ser enviados à Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias até 2 de abril. O edital e demais informações estarão disponíveis em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desestatizacao/