Proposta de licitação dos ônibus da cidade de SP

23/01/2018

Proposta de licitação dos ônibus da cidade de São Paulo reúne diversos erros, aponta relatório
Segundo análise de especialista, protocolada por vereador, há problemas como linhas projetadas para operar em ruas que são contramão ao trajeto estipulado pela Secretaria de Mobilidade e Transportes
 

Fonte: Diário do Transporte
 

 

Em fase de consulta pública até o próximo dia 3 de fevereiro, prazo que a prefeitura de São Paulo recebe sugestões, as minutas da licitação do sistema de ônibus na cidade têm sido alvo de críticas e, a julgar pelo número de observações e propostas de correções, se a prefeitura ao menos estudar todas as manifestações, a publicação dos editais definitivos deve demorar.
 

Conforte noticiou o Diário do Transporte, somente as empresas de ônibus devem encaminhar mais de 70 páginas sugerindo mudanças na licitação.
 

Relembre:https://diariodotransporte.com.br/2018/01/22/empresas-de-onibus-de-sao-paulo-querem-mudancas-na-licitacao-dos-transportes/

Na Câmara Municipal também há movimentações.
 

O vereador Caio Miranda e a tecnóloga em transportes Raquel Ferreira da Silva protocolaram na Secretaria de Mobilidade e Transportes, responsável pela licitação, um documento de 14 páginas que aponta o que consideram “inconsistências” nas minutas do edital.
 

De acordo com a análise da especialista, há linhas que, de acordo com o projeto da SPTrans – São Paulo Transporte, fariam com que os ônibus fossem obrigados a trafegar na contramão.
 

É o caso, por exemplo, de linhas projetadas nas imediações do Terminal Penha, na Zona Leste.
 

Outro problema apontado pelo estudo da tecnóloga é que a proposta de edital pede ônibus de tamanho incompatível para algumas linhas, como compridos demais para curvas ou altos para passagens sob pontilhões.
 

Exemplos disso são as linhas que atendem uma passagem subterrânea de 3,20 metros na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na zona Noroeste. As minutas exigem que estas linhas tenham veículos cujos modelos são de 3,40 metros de altura.
 

O documento ainda mostra erros na nomenclatura de linhas e distribuição de lotes e pede inclusão de metas de redução de emissões de ruídos pelos ônibus.
 

Veja aqui:
 

Estudo Linhas Licitação São Paulo
 

A licitação dos transportes na cidade de São Paulo é a maior da modalidade no mundo.
 

Os contratos, por 20 anos, devem ser de R$ 66 bilhões. A frota deve ser reduzida dos atuais  14.444 veículos (entre reservas e operacionais) para 13.603 veículos. Mesmo assim, a administração do prefeito João Doria prevê uma ampliação no número de espaço para os passageiros:   dos atuais 1,03 milhão de lugares (1.033.354 ) para 1,13 milhão de lugares  (1.135.826)– o equivalente a 10% de crescimento na oferta total.  Ainda segundo a administração, a oferta maior seria possível pelo racionamento das linhas que diminuiria o tempo dos percursos e possibilitaria mais viagens e,  principalmente, pela substituição de ônibus menores por modelos padrons, articulados, superarticulados e biarticulados.
 

O total de linhas deve cair dos atuais 1.335 trajetos para 1.187 percursos num período de três anos após a assinatura dos contratos.
 

O total de baldeações no sistema (quando o passageiro precisa pegar mais de um ônibus para fazer sua viagem) deve subir em torno de 4% segundo a prefeitura que promete diminuir em 5% o tempo geral de deslocamento por ônibus na cidade.
 

Veja os detalhes neste link:https://diariodotransporte.com.br/2017/12/21/licitacao-dos-onibus-em-sao-paulo-ouca-a-integra-da-entrevista-e-entenda-os-principais-pontos/