Remanejamento de recursos da Prefeitura

12/12/2017

Às vésperas de privatização, terminas de ônibus perdem R$ 51,5 milhões em único remanejamento de recursos da prefeitura

Valor se refere a apenas uma transferência e também beneficia vias para automóveis


Fonte: Diário do Transporte

 

 

A prefeitura de São Paulo somente na última sexta-feira, 08, retirou R$ 51,5 milhões previstos para implantação e requalificação de terminais de ônibus urbanos no Orçamento.


A transferência faz parte de um remanejamento de recursos no valor total de R$ 69,4 milhões (R$ 69.499.772,75) e a “manutenção de vias e áreas públicas”, incluindo ruas e avenidas onde há compartilhamento entre o transporte individual e o transporte coletivo, é a ação mais beneficiada com o crédito adicional aberto pelo prefeito João Doria.


Do valor total que os terminais de ônibus perderam, R$ 49,5 milhões (R$ 49.509.274,52) eram para obras e instalações e R$ 2 milhões para desapropriações.


Além disso, neste mesmo remanejamento, foram retirados R$ 811 mil em obras e instalações para “modernização do sistema de transportes”, o que eleva para R$ 52,3 milhões (R$ 52.320.274,52) a perda de recursos para ações em prol apenas dos transportes coletivos.


Não é a primeira vez na gestão Doria que saem grandes volumes de recursos do orçamento que deveriam ser destinados a terminais e acabaram sendo usados em outras áreas. Até mesmo para subsídios às tarifas de ônibus saiu dinheiro que era para os espaços que, em geral, são considerados defasados pelos passageiros.


Houve também várias transferências de dinheiro que eram para construção de corredores de ônibus.


Os remanejamentos ocorrem diante do anúncio do prefeito João Doria em conceder os 27 terminais de ônibus municipais, o que indica que muitas das ações de reforma e qualificação destes espaços que deveriam ser feitas com este dinheiro passarão a ser de responsabilidade da iniciativa privada.


No dia 05 de outubro, a gestão Doria habilitou 14 de 15 empresas ou consórcios com interesse em realizar estudos para viabilizar a concessão à iniciativa privada de 24 terminais de ônibus da cidade.


Os terminais envolvidos são: Amaral Gurgel, Antônio Estêvão de Carvalho, Aricanduva, Bandeira, Casa Verde, Cidade Tiradentes, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Lapa, Mercado, Parelheiros, Parque Dom Pedro II, Penha, Pinheiros, Pirituba, Sacomã, São Miguel, Santo Amaro, Sapopemba, Varginha, Vila Carrão, Vila Nova Cachoeirinha.


De acordo com a prefeitura, no momento da apresentação do PMI, por ano estes terminais geram receitas de R$ 7,1 milhões, mas custam aos cofres públicos, R$ 130 milhões.


Somados, os 24 terminais que são alvo deste PMI têm área de 360 mil m² e recebem diariamente 712 mil passageiros.


As áreas dos terminas devem receber prédios de até cinco andares para abrigar comércios e postos de serviços, como Poupatempo e creches.