Terminais de ônibus que serão privatizados

26/09/2017

Prefeitura de São Paulo contrata empresa por R$ 89 mil para revisar o padrão dos terminais de ônibus que serão privatizados
Contrato é de seis meses. PMI deve receber estudos de empresas
 

Fonte: Diário do Transporte

 

A gestão do prefeito João Doria vai desembolsar pouco mais de R$ 89 mil apenas para revisar a padronização arquitetônica dos terminas de ônibus da cidade.
 

A intenção da prefeitura é conceder já no início de 2018, os 27 terminais municipais para a iniciativa privada.
 

A lei referente ao pacote de concessões de vários bens e serviços públicos, inclusive os terminais, foi aprovada no último dia 21 de setembro pela Câmara Municipal.
 

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/09/22/camara-aprova-concessoes-de-doria-de-forma-definitiva/
 

A empresa vencedora para revisar o “caderno de padronização de arquitetura dos terminais de ônibus” é a Officeplan Planejamento e Gerenciamento Ltda.
 

Pelo serviço, a empresa, que tem sede em São Paulo, vai receber R$ 89.943,00. O contrato é de seis meses
 

Em seu site, a Officeplan destaca serviços de estudos e planejamentos para o setor público, como Fundação Casa, Polícia Militar, USP e Dersa, e para empresas privadas como Enterpa, Delta Construções, BJS Serviços e Transportes e Grupo JSL Transportes e Logística.

 

 

A licitação ocorreu por meio de pregão eletrônico como foi noticiado pelo Diário do Transporteno início deste mês.
 

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/08/11/sptrans-vai-mudar-padrao-de-terminais-de-onibus-na-capital/
 

Com a privatização, promete a prefeitura, os terminais de ônibus terão minishoppings, postos de serviços como Poupatempo, creches e atendimentos de primeiros socorros. As áreas no entorno dos equipamentos devem ser revitalizadas.
 

Em contrapartida, a empresa ou consórcio que assumir os terminais poderão explorar os espaços comercialmente, fazer obras com áreas construídas maiores e alugar as novas instalações, com exceção das áreas de circulação dos ônibus e passageiros.
 

No dia 15 de agosto, em primeira mão, o Diário do Transporte noticiou a abertura de um PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse pelo qual a iniciativa privada deve ceder à prefeitura estudos para a administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais, seus empreendimentos associados e seus perímetros de abrangência.
 

O PMI abrange 24 terminais.
 

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/08/15/em-primeira-mao-prefeitura-de-sao-paulo-lancara-nesta-quarta-procedimento-para-entregar-a-iniciativa-privada-operacao-de-24-terminais-de-onibus/
 

Outros três terminais, Capelinha, Campo Limpo e Princesa Isabel, serão um projeto piloto e devem ser concedidos à iniciativa privada antes mesmo dos 24 espaços previstos no PMI dos 24 terminais. O Diário do Transporte também noticiou em primeira mão a consulta pública sobre os três terminais que serão projetos-pilotos, que foi aberta em julho:

https://diariodotransporte.com.br/2017/07/06/prefeitura-de-sao-paulo-lanca-consulta-publica-sobre-projetos-que-incluem-concessao-de-tres-terminais-de-onibus-a-iniciativa-privada/
 

Em 6 de maio, o Diário do Transporte noticiou que a Socicam, empresa que hoje é contratada pelo SPUrbanuss (sindicato das empresas de ônibus) para administrar os terminais da cidade, apresentou uma proposta para realizar estudos para os espaços.  A proposta motivou a abertura do PMI.
 

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/05/06/novo-modelo-de-concessao-de-terminais-de-onibus-ja-desperta-interesse-e-socicam-faz-proposta-para-estudo/