06/09/2019
Viações negam que 4 empresas de ônibus não operaram integralmente na manhã desta sexta-feira
Companhias dizem que não há locaute, diferentemente do que sugeriu prefeito
Alexandre Pelegi
O SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, divulgou nota de esclarecimento para corrigir o que chamou de “informações distorcidas divulgadas pela imprensa” quanto aos fatos que envolveram a paralisação parcial do sistema de transporte coletivo deflagrada nesta sexta-feira, 06 de setembro de 2019.
A nota informa que as empresas que operam o chamado sistema estrutural “fizeram todos os esforços para colocar a frota em operação”, afirmando ainda que praticamente, na maioria delas, as Ordens de Serviço foram cumpridas em mais de 70%.
Quanto ao pagamento da remuneração dos serviços prestados, o SPUrbanuss esclarece na nota que cerca de 60% das empresas, do sistema estrutural, “só tiveram reajuste de suas respectivas remunerações em meados de julho passado”. As restantes 40% não receberam nenhum reajuste até o momento, ao passo que os salários foram majorados em maio deste ano.
Quanto a ter se negado a pagar o PR – Participação nos Resultados aos seus empregados, um dos motivos da paralisação, segundo o Sindmotoristas, o que houve, segundo o sindicato que representa as empresas de ônibus, foi “uma proposta de pagamento parcelado do valor”. Ainda segundo a nota, isso decorreu da mudança de cenário no transporte de passageiros, “com a queda de cerca de 7% na demanda, a redução da frota em operação, determinada pelo poder concedente, e o aumento do transporte por aplicativos”.
Em entrevista à rádio Bandeirantes, por volta das 07:40 da manhã de hoje, o prefeito Bruno Covas, falando da greve do transporte coletivo, voltou a reafirmar que os empresários devem pagar o que foi combinado com seus funcionários.
Questionado, Covas disse acreditar que possa estar havendo um locaute, situação em que a greve é estimulada pelos empresários: “Claro que há uma suspeita em relação a isso, ainda não confirmada, até porque nós temos 4 empresas que não tem nenhum ônibus circulando.”
Leia a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO SPURBANUSS
O SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, com o intuito de esclarecer os clientes do transporte coletivo e corrigir informações distorcidas divulgadas pela imprensa, informa que as empresas associadas, que operam o chamado sistema estrutural, fizeram todos os esforços para colocar a frota em operação, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 06 de setembro. Praticamente, na maioria delas, as Ordens de Serviço foram cumpridas em mais de 70%.
Segue, abaixo, tabela contendo o percentual de frota em operação, no pico da manhã, por garagem e por empresa:
Como pode ser observado, nenhuma empresa deixou de operar a totalidade de sua frota. Alguns veículos foram, sim, desviados de sua rota normal e utilizados na manifestação organizada pelo Sindicato dos Motoristas, à revelia das empresas operadoras.
No que se refere ao pagamento da remuneração dos serviços prestados, cabe esclarecer que cerca de 60% das empresas, do sistema estrutural, só tiveram reajuste de suas respectivas remunerações em meados de julho passado. Os restantes 40% das empresas, até o presente momento, não receberam nenhum reajuste, sendo que os salários foram majorados em maio deste ano e outros insumos, ao longo do período.
O SPUrbanuss esclarece, também, que as empresas operadoras não se negaram a pagar o PR – Participação nos Resultados aos seus empregados. Houve, de fato, uma proposta de pagamento parcelado do valor do PR, dada a mudança de cenário ocorrida no transporte de passageiros, com a queda de cerca de 7% na demanda, a redução da frota em operação, determinada pelo poder concedente, e o aumento do transporte por aplicativos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.
© Copyright 2017 SPUrbanuss.
Todo direito reservado.