Negociação Salarial 2017

15/05/2017

NEGOCIAÇÃO SALARIAL –2017 SPURBANUSS

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss informa que a negociação com o Sindicato dos Motoristas encontra-se em pleno andamento. Neste mês de maio, ocorreram, apenas, duas rodadas de negociações e novas reuniões já estão previamente agendadas, desde abril.  Assim, qualquer movimento paredista ou manifestação que cause prejuízos à prestação dos serviços para a população – tendo, como único objetivo, pressionar as autoridades responsáveis pela gestão do transporte municipal ou os empresários do setor – é precipitado e intempestivo.

No último ano, o setor dos transportes por ônibus tem sido afetado, drasticamente, pela queda de passageiros pagantes e pela diminuição da atividade econômica, com sérios impactos na arrecadação municipal. Essa situação tem gerado constantes atrasos nos repasses de recursos orçamentários, provocando resultado financeiro negativo para as empresas, obrigando-as a recorrer a instituições bancárias, para garantir a operação dos ônibus com segurança e qualidade.

Os trabalhadores do setor sempre mereceram o devido respeito por parte das empresas operadoras, tendo recebido aumentos salariais bem acima da inflação, nos últimos quatro anos. Além disso, nesse período, houve manutenção do nível de emprego e significativas melhorias nos benefícios sociais, tais como: assistência médica e odontológica, cesta básica, auxílio refeição, dentre outros.

Cabe destacar ainda que o salário/hora dos motoristas e cobradores de São Paulo é maior do que aquele praticado, para as mesmas funções, em qualquer outra capital brasileira.

As empresas associadas ao SPUrbanuss estão envidando todos os esforços para que o direito de ir e vir dos clientes dos ônibus urbanos continue assegurado e para que as negociações prossigam no seu ritmo normal e alcancem pleno êxito.


Assessoria de Comunicação