SPUrbanuss

Dezembro Vermelho: Último Mutirão de Testes de HIV será realizado no Terminal Lapa

03/12/2019

Dezembro Vermelho:

Último Mutirão de Testes de HIV será realizado no Terminal Lapa

 

Em alusão à campanha Dezembro Vermelho e ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, data instituída em 1988 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para lembrar a importância da prevenção e tratamento precoce do HIV, o Terminal Lapa, localizado na zona oeste de São Paulo, encerra o ciclo de cinco ativações do Mutirão de Teste Rápido de HIV.

 

No dia 9 de dezembro, das 11 horas às 16 horas, quem passar pelo local poderá receber orientações sobre HIV/Aids e realizar testes rápidos e gratuitos para detectar a presença do vírus no organismo. O procedimento é realizado por agentes de saúde e se dá por coleta de fluido oral, com resultado entregue entre 15 e 20 minutos.

 

Desde o mês de agosto, a Socicam, o SPUrbanuss, a SPTrans e a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, uniram forças e colaboraram para que mais de 200 pessoas realizassem testes de HIV em diferentes terminais urbanos da cidade de São Paulo. 

 

De acordo com os recentes dados divulgados pelo Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, a capital paulista apresentou resultados animadores e por dois anos consecutivos, registrou queda no índice de infecção pelo vírus do HIV. Em 2018, foram 3.145 novos casos ante os 3.826 registrados em 2017, o que revela uma queda de 17,8%. Ainda que discreta em comparação a 2016, o ano de 2017 também teve redução e marcou 1,4% menos casos.

 

Pelo quarto ano consecutivo, a taxa de mortalidade por Aids também caiu e os números mostram que de 2014 para cá, São Paulo teve 48,75% menos óbitos em decorrência da doença, ou seja, 4,1 mortes para cada 100 mil habitantes. Apesar do cenário positivo, a maior concentração ainda é entre jovens de 15 a 29 anos.

 

Para conscientizar a população e diminuir ainda mais este índice, o Dezembro Vermelho, que faz parte do calendário oficial brasileiro desde 2017, é utilizado para promover iniciativas, ações e atividades educativas de prevenção ao HIV/Aids, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

PARA SUA AGENDA:

 

Atividade:             Mutirão de teste rápido de HIV/Aids
Local:                   Terminal Lapa –
(Praça Miguel Dell'Erba, s/n)
Data:                      09 de dezembro de 2019 (segunda-feira)

Horário:                 Das 11 às 16 horas (Cadastro e coleta até às 15h30)

Realização:            Programa Municipal de DST/Aids

Parceria:                Socicam
Apoio:                  
SPUrbanuss e SPTrans




 

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

CONTATE-NOS

Rua Helena, 218 - 11º Andar
São Paulo - SP
CEP: 04552-050

Fone: 5186-5500