SPUrbanuss

Combate à AIDS: Parque Dom Pedro II é o terceiro terminal de ônibus a receber campanha de conscientização

22/10/2019

 

 

Combate à AIDS: Parque Dom Pedro II é o terceiro terminal de ônibus a receber campanha de conscientização

Passageiros poderão realizar teste rápido, gratuito e indolor para detecção do HIV.

 

O Mutirão de Teste Rápido de HIV segue percorrendo os Terminais Urbanos de São Paulo. Depois de passar pelos Terminais Bandeira e Vila Nova Cachoeirinha, a ação, fruto da parceria entre Socicam, SPUrbanuss, SPTrans e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, acontecerá no Terminal Parque Dom Pedro II, no próximo dia 24 de outubro (quinta-feira).

Os testes gratuitos são aplicados por agentes de saúde do Programa Municipal de DST/AIDS e realizados por meio de coleta de fluido oral. O procedimento é totalmente indolor e nada invasivo, exatamente para atrair a atenção e interesse do maior número de pessoas possível. Em caso do resultado ser positivo, o usuário é encaminhado para uma unidade municipal de saúde especializada em DST/Aids.

Além do exame, a população poderá receber informações e orientações importantes sobre o HIV, formas de prevenção e tratamento. Nas duas ações do Mutirão de Teste Rápido de HIV, realizadas em agosto e setembro, foram realizados mais de 140 testes e até dezembro, mês em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids, mais dois terminais urbanos serão pontos de orientação e testagem do vírus.

De acordo com o relatório divulgado, em julho deste ano, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número de mortes relacionadas ao vírus da aids diminuiu 33% nos últimos oito anos, no entanto, alguns países, incluindo o Brasil, cresceu o número de novos casos de infecção por HIV.

Em contrapartida, os dados mais recentes da Secretaria Municipal da Saúde mostram que, em 2017, a cidade de São Paulo registrou 3.334 novos casos de HIV, o que representa uma queda de quase 3% em relação ao ano anterior. Desse total, mais da metade das notificações foram em jovens entre 15 e 29 anos.

O Dia Mundial de Luta Contra Aids é celebrado no Brasil há mais de 30 anos e desde 2017, a campanha Dezembro Vermelho também entrou para calendário oficial do país. Durante o mês de dezembro é quando se concentram as iniciativas, ações e atividades educativas de prevenção ao HIV/Aids, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

PARA SUA AGENDA:

 

Atividade:             Mutirão de teste rápido de HIV/AIDS
Local:                   Terminal Urbano Parque Dom Pedro II – (Parque Dom Pedro II, s/n)
Data:                     24 de outubro de 2019 (quinta-feira)

Horário:                Das 11 às 16 horas (Cadastro e coleta até às 15h30)

Realização:          Programa Municipal de DST/AIDS

Parceria:               Socicam
Apoio:                 
SPUrbanuss e SPTrans

Obs.:                     Participação gratuita

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

CONTATE-NOS

Rua Helena, 218 - 11º Andar
São Paulo - SP
CEP: 04552-050

Fone: 5186-5500