Cidade de São Paulo receberá de 9 a 11 de agosto o ‘Seminário Nacional NTU 2022’, em caráter presencial e com transmissão online, e a feira ‘Lat.Bus’, presencial

28/06/2022

Fonte: Mobilitas

Estão programados para o período de 9 a 11 de agosto de 2022, no São Paulo Expo — Exhibition & Convention Center, na Cidade de São Paulo, o Seminário Nacional NTU 2022, em caráter presencial e com transmissão online e a feira Lat.Bus, presencial.

Os eventos são realizados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que congrega as empresas de transporte por ônibus urbanos e intermunicipais de características urbanas de todo o Brasil, e a OTM Editora. O encontro tem apoio editorial da revista Technibus — veja aqui—e da revista institucional NTU Urbano.

Apoiam o encontro as principais organizações do setor em atividade no Brasil: Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), e União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina.

Primeiro dia, 9 de agosto 

A partir das 10 horas de 9 de agosto de 2022, terça-feira, haverá a solenidade de abertura oficial do Seminário Nacional NTU.

Ainda no período da manhã, será desenvolvido o Painel 1 — O novo caminho do transporte coletivo urbano — Impactos da pandemia e lições aprendidas; conjuntura atual do transporte público; estratégias de retomada e o resgate da atratividade do serviço; um novo marco legal para recuperar e fortalecer o setor.

A retomada dos trabalhos na parte da tarde terá a Palestra Master — O transporte público nas eleições — O que pensam e querem os candidatos.

Na metade da tarde, será desenvolvido o Painel 2 — O financiamento do transporte público coletivo para além da tarifa — O desafio da tarifa módica versus serviço de qualidade; cases de sucesso na separação da tarifa pública da tarifa técnica; fontes alternativas de recursos para subsídio ao passageiro (fontes extratarifárias); exemplos internacionais e opções viáveis no cenário brasileiro, baseadas em estudo inédito da NTU.

Na parte final da tarde, acontecerá o Painel 3 — Como ampliar a participação de jovens empresários e executivos no setor — A experiência do COMJOVEM — Comitê de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Passageiros, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP). Estará em discussão a criação do COMJOVEM como estratégia para fortalecer setor, seus processos sucessórios familiares, e trazer mais tecnologia e inovação para empresas operadoras do transporte coletivo de perfil tradicional.

Segundo dia, 10 de agosto

Na quarta-feira, 10 de agosto, a partir de 10 horas da manhã e até às 12h30, se desenvolverão atividades do COLETIVO (Programa de Inovação em Mobilidade Urbana, da NTU)

Também a partir das 10h acontecerão, em sequência, dois painéis do Seminário Nacional NTU 2022: o Painel 4 — O futuro da mobilidade urbana pública e coletiva no pós-pandemia e o Painel 5 — A inovação como ferramenta para recuperar a demanda, fidelizar o cliente e melhorar a qualidade do serviço.

Na parte da tarde se desenvolverão em sequência outras três sessões, sendo a primeira delas o Painel 6 — Do Euro 6 à descarbonização do ônibus urbano — A chegada do padrão Euro 6 em 2023; opções tecnológicas já disponíveis no mercado brasileiro de material rodante e o que vem por aí (chassis elétricos, a gás natural, híbridos, a hidrogênio e outros)

Depois, acontecerá o Painel 7 — Nova matriz energética para a redução de emissões — Eletromobilidade; novas opções de biocombustíveis e aditivos; biodiesel e “diesel verde” (HVO); biometano e outros.

E, finalmente, o Painel 8 — A evolução dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) e Meios de Pagamentos — Novos sistemas de planejamento, gestão de rotas e frotas e monitoramento; tecnologias de transporte público sob demanda e mobilidade como serviço (MaaS); a diversificação e ampliação dos meios de pagamento (cartões contactless, Pix, QR Codes); conectividade, inteligência artificial, big data e blockchain aplicados ao transporte urbano de passageiros.

Eventos paralelos segundo dia

Ainda para o dia 10 de agosto estão previstos dois Eventos Paralelos. O primeiro deles, acontecerá no período da manhã, entre 10h e 12 h. Trata-se do programa de debate via internet da Associação Nacional de Transportes Públicos intitulado ANTP Café — Perspectivas para o Transporte Público a partir das Eleições de 2022.

No período da tarde, de 14h a 15h, acontecerá Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

Terceiro dia, 11 de agosto

As atividades da quinta-feira, 11 de agostos de 2022, começarão com um encontro a ser realizado entre 9h e 12h, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR) e Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP), com o tema Inovação com foco na sustentabilidade — A evolução do setor rodoviário de passageiros.

Na parte da tarde, das 14 às 17 horas, será desenvolvida programação organizada pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, cujo conteúdo será dado a conhecer oportunamente.