Crateras e buracos impedem ônibus de circular em faixas exclusivas de SP

11/03/2020

Crateras e buracos impedem ônibus de circular em faixas exclusivas de SP

Segundo trabalhadores da região, buracos foram abertos há mais de um mês com temporais de fevereiro. Trecho de 500 metros da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, na região central, tem pelo menos 10 buracos na faixa de ônibus.

Fonte: G1

 

Cratera na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (10)  — Foto: Reprodução/TV Globo
Cratera na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo


Patrícia Figueiredo 

Cones da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fazem parte da paisagem há mais de um mês para quem passa pela Avenida Brigadeiro Luis Antônio, na região central de São Paulo. Eles sinalizam buracos e crateras por vezes tão grandes que escondem a sinalização instalada para advertir os motoristas.

Em um trecho de 500 metros mais de 10 buracos grandes impedem a passagem de ônibus na faixa exclusiva. De acordo com trabalhadores da região, o problema surgiu após o temporal do dia 10 de fevereiro, que causou alagamentos e enxurradas em toda a cidade.

O G1 perguntou à administração municipal qual é a causa dos buracos na Brigadeiro Luís Antônio e qual é o prazo para a conclusão dos reparos na via, mas a Prefeitura de São Paulo não respondeu os questionamentos. Em nota, a gestão afirma que uma equipe já foi destacada para a avenida e que "outras vias importantes da cidade também estão passando por manutenção de forma gradativa"(veja a nota completa abaixo).

Em Pinheiros, Sumaré e Pompeia, na Zona Oeste, e no Campo Belo, na Zona Sul, a reportagem também localizou grandes buracos que dificultam a vida de quem anda de ônibus. Na Avenida Itaquera, na Zona Leste, uma cratera voltou a surgir no asfalto neste mês após ser reparada em janeiro.


 

 

 

Cratera na Avenida Itaquera volta a abrir

Cratera na Avenida Itaquera volta a abrir

Dados das reclamações à Ouvidoria da Prefeitura de São Paulo obtidos pela TV Globo mostram que, nos dois últimos anos, problemas na pavimentação das vias foram a segunda reclamação mais comum dos cidadãos. Em 2019, foram 2.604 reclamações deste tipo registradas na ouvidoria.

 

Sinalização da CET fica escondida dentro de buraco na faixa de ônibus da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Sinalização da CET fica escondida dentro de buraco na faixa de ônibus da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

 

Buraco na faixa exclusiva de ônibus na Avenida Sumaré, Zona Oeste de SP — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1

Buraco na faixa exclusiva de ônibus na Avenida Sumaré, Zona Oeste de SP — Foto: Rodrigo Rodrigues/G1

 

Ônibus desvia de buraco na Rua Cardeal Arcoverde em Pinheiros na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Ônibus desvia de buraco na Rua Cardeal Arcoverde em Pinheiros na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

 

Buracos na Rua Venâncio Aires, na Pompeia, na Zona oeste de São Paulo, prejudicam o tráfego de ônibus  — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Buracos na Rua Venâncio Aires, na Pompeia, na Zona oeste de São Paulo, prejudicam o tráfego de ônibus — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

 

Crateras causam acidentes

 

Após denúncia feita pelo jornal Bom Dia SP na manhã desta terça-feira (10), o buraco que causava maior transtorno na Brigadeiro Luís Antônio, próximo à esquina com a Rua Tutoia, começou a ser reparado pela Prefeitura de São Paulo. Na tarde de terça uma equipe de manutenção de galerias realizava obras na via com o auxílio de uma retroescavadeira. A CET interditou uma faixa da avenida para a realização dos reparos.

 

Equipe da Prefeitura de São Paulo conserta buraco na Avenida Brigadeiro Luís Antônio — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Equipe da Prefeitura de São Paulo conserta buraco na Avenida Brigadeiro Luís Antônio — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Apesar disso, os buracos menores, que ainda não foram alvo de ações da prefeitura, fazem com que os ônibus não possam circular na faixa exclusiva e também causam acidentes. Na manhã desta terça-feira um carro que tentava entrar no Hospital de Transplantes, no número 2.600 da via, perdeu parte do pára-choque em um buraco, segundo um funcionário do local.

 

"Praticamente a Brigadeiro inteira tá com buraco. Hoje mesmo teve um carro que entrou no hospital, bateu no buraco e quebrou o pára-choque dianteiro, se partiu no meio", conta o porteiro Paulo Roberto de Almeida.

 

Segundo o porteiro, o condutor do veículo trazia um paciente do hospital e disse que vai fazer uma reclamação à prefeitura.

 

Paulo de Almeida mostra buraco em faixa de ônibus na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Paulo de Almeida mostra buraco em faixa de ônibus na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

"Os motoristas de ônibus estão cientes do buraco, mas fazem questão de passar por cima. Os ônibus passam por cima da sinalização e quebram tudo. E os que param tem que parar fora do ponto, ou longe da calçada", afirma Paulo Roberto.

A atendente Antônia da Silva, que trabalha em outro hospital da região, presenciou um acidente há cerca de três semanas: um carro bateu no poste após perder o controle ao passar por um dos buracos.

"A roda entrou no buraco e o carro foi com tudo. Ele tentou desviar e bateu no poste", lembra.

 

Cavalete quebrado em buraco na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

Cavalete quebrado em buraco na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na Zona Sul de São Paulo — Foto: Patrícia Figueiredo/G1

 

Reclamações e orçamento aumentam

 

O segundo item mais comum nas reclamações dos cidadãos paulistanos à ouvidoria da cidade é buraco: em 2018, 1.975 reclamações relativas a pavimentação foram feitas à ouvidoria. O tema ficou atrás apenas da poda de árvores. Em 2019, os buracos ficaram de novo em segundo lugar, mas houve aumento de 31% no número de reclamações: foram 2.604.

Em abril de 2019 a Prefeitura anunciou que triplicou a verba para zeladoria na capital. "Aumentamos o gasto com zeladoria, que era de R$ 500 milhões no ano passado, para R$ 1,5 bilhão em 2019. A gente espera melhorar os serviços e aí reduzir o que fica a ser feito", disse o prefeito, sobre a meta de reduzir em 30% o número de solicitações no telefone 156.

Um balanço de janeiro de 2020, disponível no site da prefeitura, atesta que até o momento, 259 vias já foram recapeadas desde o início do programa de recapeamento de vias da Secretaria Municipal das Subprefeituras, totalizando 351.350 metros de área renovada.

Veja a íntegra da nota da Prefeitura de São Paulo:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que uma equipe já foi destacada à Av. Brigadeiro Luís Antônio para realizar de forma imediata os reparos necessários e outras vias importantes da cidade também estão passando por manutenção de forma gradativa conforme disponibilidade e condições climáticas.

A SPTrans esclarece que no início do mês de março concluiu o processo licitatório e assinou o contrato para os trabalhos de manutenção do pavimento nas faixas e corredores exclusivos para ônibus.

* Colaborou Gustavo Galvão, da TV Globo.