Custo por passageiro de ônibus em São Paulo cai 5,8% com fim da gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos, segundo SPTrans

30/12/2020

Fonte: Diário do Transporte

 

Dado foi apresentado na reunião de conselho transporte e significa redução de R$ 0,44

JESSICA MARQUES
Colaboraram Adamo Bazani e Willian Moreira

O custo por passageiro de ônibus na cidade de São Paulo deve cair 5,8% com o fim da gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte). O valor significa uma redução de R$ 0,44.

A informação foi divulgada durante a Reunião Extraordinária do CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito). O encontro virtual foi realizado pela SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes) na tarde desta terça-feira, 29 de dezembro de 2020, com participação do Diário do Transporte.

Antes da publicação da lei que revogou a gratuidade para idosos nesta faixa etária, o custo por passageiro era de R$ 7,60. O valor seria pago como tarifa, segundo a SPTrans, se não houvesse subsídio às empresas de ônibus.

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Após a revogação desta gratuidade, o custo por passageiro passa a ser de R$ 7,16, conforme apresentado pela SPTrans durante a reunião do CMTT nesta terça. Isso porque os idosos de 60 a 64 anos passam a ser considerados público pagante, reduzindo o custo por usuário.

Em uma medida conjunta entre a Prefeitura da capital e o Governo do Estado de São Paulo, Bruno Covas e João Doria decidiram extinguir o direito à gratuidade no transporte coletivo para idosos entre 60 anos e 65 anos. A decisão foi publicada em 23 de dezembro de 2020.

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RECUPERAÇÃO DE R$ 219,7 MILHÕES

Segundo a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, em um ano com reflexos da pandemia de Covid-19, a previsão é de recuperar R$ 219,7 milhões em receita com a medida.

“Existiam 435 mil cartões ativos nos últimos 12 meses de gratuidade para idosos de 60 a 64 anos. Não é todo mundo que usa todo dia. Para calcular o impacto da receita que vai ser gerada, a gente contou cartões sem repetição em um dia útil”, disse.

“Na média por dia útil, 186 mil pessoas utilizam a gratuidade. Considerando esse número, a recuperação de receita seria de R$ 338 milhões em um ano sem pandemia e, em ano com pandemia, R$ 219,7 milhões”, explicou também, durante a reunião.

O objetivo do encontro realizado nesta terça foi apresentar informações sobre receitas, custos e subsídios do sistema de transporte público por ônibus da cidade de São Paulo.

Na ocasião, a secretária de Transportes da cidade de São Paulo, Elisabete França, afirmou que “não há previsão de aumento da tarifa” na capital.