Temas sensíveis neste momento

22/10/2020

Fonte: Revista Autobus

O transporte urbano e a mobilidade são temas amplamente debatidos por diversos segmentos na sociedade, porém, muito pouco aparecem nas agendas dos referidos candidatos.

As eleições municipais estão chegando e os muitos candidatos à vaga de prefeito não sabem ou estão aquém de um assunto extremamente importante para o desenvolvimento das cidades. O transporte urbano e a mobilidade são temas amplamente debatidos por diversos segmentos na sociedade, porém, muito pouco aparecem nas agendas dos referidos candidatos. Preocupado frente aos desafios, o ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) tem contribuindo com diversas organizações da sociedade civil na construção de propostas e recomendações para as cidades brasileiras, compartilhando materiais desenvolvidos para permitir o acesso ampliado por todas as pessoas interessadas no tema em preparação às eleições.

Para a entidade, a promoção de cidades mais justas e de baixo carbono depende da destinação de recursos do orçamento municipal, da previsão de ações concretas nos planos de governo dos próximos prefeitos e prefeitas e da implementação das mesmas. De acordo com o ITDP, o objetivo é fortalecer as discussões sobre mobilidade neste período, colaborando com diversas organizações na construções de propostas e recomendações para as cidades brasileiras.

Com os diversos materiais disponíveis para o gestor público ter acesso, o instituto tem propostas para fortalecer a capacidade de gestão e planejamento com base em evidências; garantir a prioridade do transporte público e revisar seu modelo de funcionamento para torná-lo mais transparente, eficiente e justo; assegurar a segurança e a qualidade dos deslocamentos de pedestres e ciclistas e integrar planejamento urbano e de mobilidade para promover acesso à cidade e enfrentar a crise climática. "Apesar da discussão sobre transportes não estar em evidência no debate eleitoral, a mobilidade é um tema transversal. Os deslocamentos garantem o acesso às escolas, aos hospitais, ao emprego, dentre outras oportunidades que a cidade oferece. Nesse sentido, a mobilidade urbana tem extrema importância e as eleições são uma oportunidade para debatê-la. A promoção de cidades mais justas que garantam melhor qualidade de vida para a população depende da destinação de recursos do orçamento municipal e da previsão de ações concretas nos planos de governo, e a mobilidade precisa ganhar o destaque necessário para que a população acesse às oportunidades distribuídas no território", observou Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP.

Imagem - ITDP