Urbs utiliza inteligência artificial para monitorar distanciamento entre passageiros em terminais e estações-tubo de Curitiba

24/11/2020

Fonte: G1

Um sistema de inteligência artificial está sendo utilizado em Curitiba para monitorar o distanciamento entre passageiros do transporte público.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), o recurso foi aplicado em fase de testes, em cinco terminais e quatro estações-tubo da cidade.

Equipes do órgão municipal monitoram as imagens das câmeras e as informações apontadas pelo sistema, que aponta a distância entre os usuários, em tempo real.

Ao verificar aglomerações ou distanciamento menor do que dois metros entre as pessoas que utilizam o serviço, as equipes podem comunicar os agentes dos locais a orientarem os passageiros ou acionarem veículos extras para atender ao aumento da demanda, segundo a Urbs.

Nesta fase, de acordo com o município, o sistema foi implantado em locais considerados de maior movimento de passageiros. Veja, abaixo, onde o sistema está funcionando.

Terminais

  • Boqueirão (sentido Centro);
  • Capão Raso (sentido Centro);
  • Pinheirinho (sentido Praça Carlos Gomes e sentido Praça Rui Barbosa);
  • Portão (sentido bairro);
  • Santa Cândida (sentido Centro).

Estações-tubo

  • Estação Central (sentido Santa Cândida);
  • Eufrásio Correia (sentido Leste);
  • Praça Carlos Gomes (sentido Boqueirão);
  • Praça Rui Barbosa (sentido Pinheirinho).

Urbs utiliza inteligência artificial para monitorar distanciamento entre passageiros em terminais e estações-tubo de Curitiba — Foto: Reprodução/RPC

Urbs utiliza inteligência artificial para monitorar distanciamento entre passageiros em terminais e estações-tubo de Curitiba — Foto: Reprodução/RPC

O serviço foi fornecimento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sem custos para o município.

O coordenador do centro de controle operacional da capital, Clodoaldo Valentim, comentou que os dados informados pelo sistema podem ajudar no cálculo e no planejamento das ações de transporte na cidade.

"Nestes locais a gente já opera com frota em dia útil de 100% e, além disso, veículos reforço que são encaminhados pelos fiscais. Então, somente com atuação da fiscalização são de 100 a 110 viagens todo dia, realizadas todo dia, quando é identificada uma demanda acima do que é esperado", disse.