Minuta Edital de Licitação

05/03/2018

NOTA SPURBANUSS – MINUTA EDITAL DE LICITAÇÃO
 

O SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, após exaustiva e detalhada análise dos aspectos mais relevantes, encaminhou nesta segunda-feira, dia 05 de março, mais de 150 considerações e sugestões sobre a minuta do edital de licitação dos serviços de transporte público, que está sob consulta pública, desde o final de 2017.

Há questões que precisam ser melhor compreendidas, para que as empresas possam, de fato, propor a prestação de um serviço de qualidade, de acordo com as necessidades e expectativas da população paulistana e, também, em consonância com a realidade orçamentária da administração municipal.

A título de exemplo, o cumprimento das obrigatoriedades decorrentes da Lei de Mudanças Climáticas causa preocupação; entretanto, as empresas operadoras deverão se empenhar no cumprimento das exigências estabelecidas pelo Poder Público, para a redução da emissão de poluentes, com o uso de veículos que utilizem tecnologias testadas e confiáveis, que possam garantir a efetiva realização das viagens programadas pelo órgão gestor.

Aspectos relativos à remuneração dos serviços a serem prestados também devem merecer especial atenção. A utilização de critérios, índices e indicadores que retratem a realidade dos custos e das condições operacionais a que os ônibus serão submetidos é fator decisivo para o sucesso do certame licitatório.

O SPUrbanuss aguardará a análise e as manifestações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da SPTrans sobre todos os questionamentos enviados pelas entidades e organizações interessadas, a respeito da minuta do edital, para fazer uma avaliação final, com suas associadas, da participação das empresas no processo licitatório.

                                                                                                                                                                                     Assessoria de Comunicação