Campanha sobre saúde do homem chega ao ônibus

06/11/2018

Campanha sobre saúde do homem chega ao ônibus

Mais de 400 empresas de transporte coletivo urbano, em parceria com a OPAS/OMS, já estão promovendo a Campanha Novembro Azul

Em continuidade às ações do setor de transporte público que estão levando temas sociais relevantes para dentro dos ônibus urbanos, a tradicional campanha do Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata, será reforçada este ano pela parceria entre a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Lançada no início deste mês, a nova campanha publicitária tem caráter nacional e é voltada para passageiros do transporte coletivo, com abordagem mais ampla.

Assim como na campanha Outubro Rosa, realizada no mês passado com foco na saúde da mulher, a ação do Novembro Azul tem caráter nacional e amplia a tradicional abordagem de prevenção do câncer de próstata, abordando várias dimensões importantes da saúde e bem-estar masculinos: a saúde física e mental, a vacinação de homens jovens e adultos, cuidados a serem adotados para prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas, entre outros.

A campanha também incentiva os homens a acompanharem suas parceiras grávidas nos exames de pré-natal, fortalecendo os laços familiares. As peças publicitárias foram disponibilizadas para as 497 empresas associadas e 75 entidades filiadas (sindicatos, associações e federações) da NTU, entre elas o SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo.

“Esta campanha, realizada por meio do transporte público por ônibus, tem o diferencial de ser uma aliada contra o preconceito que muitos homens ainda têm quando se trata de saúde”, afirma o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. “Dentro do ônibus temos um público diverso, homens de todas as faixas etárias, que nem sempre têm acesso a essas informações”, complementa ele. “Nosso setor está fazendo sua parte para que os objetivos do Novembro Azul sejam alcançados. A prevenção é sempre o melhor remédio”.

Saúde do Homem em números

De acordo com dados da OPAS/OMS, o câncer é uma das principais causas de morte no mundo, responsável por cerca de 9,6 milhões de óbitos só neste ano. Entre os mais comuns, o câncer de próstata responde atualmente por 1,28 milhão de casos. Mas são as doenças cardiovasculares a principal causa de mortes no mundo. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Com relação às condições de saúde mental, o organismo internacional revela que essa dimensão é responsável por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.

A OPAS/OMS também destaca que a vacinação previne doenças, deficiências e mortes por uma série de enfermidades, como sarampo, febre amarela, difteria, hepatite B, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, diarreia por rotavírus, rubéola e tétano. Por isso, a campanha ressalta a importância de se manter as vacinas em dia.