SPUrbanuss

GATO PRETO: 90 anos de tradição transportando pessoas com eficiência, tecnologia e determinação

GATO PRETO: 90 anos de tradição transportando pessoas com eficiência, tecnologia e determinação


Fonte: Revista Portal do Ônibus 

http://www.revistaportaldoonibus.com/portal/images/BBT/bbt23_01.jpg

DORIVAL NUNES BEZERRA

bbt23 02
Busólogos de diversas localidades da Região Metropolitana de São Paulo participaram da 23ª edição do BusBrasil Tour

 

bbt23 23
Local de embarque próximo ao Term. Rod. Tietê

 

A equipe do Portal do Ônibus contata e organiza o evento com uma determinada empresa e, após firmado o acordo da visita, estende o convite para pessoas admiradoras do transporte que se enquadram dentro de um perfil característico avaliado a partir de regras estabelecidas pela empresa e pelo Portal do Ônibus.

bbt23 21
Veículo escolhido pela equipe do Portal do Ônibus para fazer o city tour com os busólogos até a garagem da empresa

 

Até o dia do encontro, a equipe do Portal do Ônibus guarda em sigilo o nome da empresa (embora acompanhe as “especulações” dos participantes em grupos de whatsapp e mídias sociais em geral) que arriscam os mais variados palpites e tentam descobrir qual será a visitada a partir de pistas (bem genéricas) fornecidas de forma jocosa pelos membros do Portal. Esta foi a 23ª edição do encontro. Após 4 anos, Portal e busólogos/entusiastas voltaram à garagem da viação Gato Preto.

bbt23 05
Parte da frota que opera a Área 1 - Região Noroeste de São Paulo

 

bbt23 06
No segundo páteo da empresa é estacionado a maioria dos veículos que operam a Área 8 - Região Oeste de São Paulo

 

A Gato Preto é a mais antigas das empresas que atuam em São Paulo. Ela já está no mercado há 90 anos e, mesmo assim, não para de crescer e se inovar, investindo em veículos, tecnologia e no treinamento do pessoal. Com aquisições e fusões, a frota hoje conta com mais de 400 modernos veículos e com mais de 2000 funcionários especializados e dedicados em atender os usuários com qualidade e eficiência. A empresa está dividida em três garagens: duas no Jaguara (uma sendo exclusiva para fretamento) e outra no Jaguaré (local onde se deu o encontro). Em cada uma delas, procura manter em seu quadro de funcionários pessoas que se identificam com seus princípios na tentativa de oferecer os melhores serviços aos seus usuários.

bbt23 24
O ínicio da Viação Gato Preto

 

Em visita no último sábado (29/06/19) em uma das garagens, os busólogos/entusiastas puderam ver de perto toda a seriedade e o compromisso da empresa com este lema. A limpeza, a organização da garagem e a maneira como as coisas se dão no interior dela denotam o quanto ela se preocupa com o quesito qualidade. O reflexo desta organização é apresentado diariamente na prestação do serviço na cidade com o cumprimento rigoroso de horários e rotas estabelecidas. Impressionar através da qualidade advinda de alto investimento em pessoas e produtos eis a premissa que faz a Gato Preto ser quem é no sistema de transporte (seja no segmento urbano ou de fretamento através da Gatti – empresa de fretamento do grupo).

natalino 2018 16
Participação da empresa no passeio natalino. A empresa fornece todos os itens para decoração do ônibus e do personagem, além dos doces (personalizados) que são distribuídos. Mais uma vez provando seriedade e excelência no que faz

 

natalino 2018 18
Participação da empresa no passeio natalino. A empresa fornece todos os itens para decoração do ônibus e do personagem, além dos doces (personalizados) que são distribuídos. Mais uma vez provando seriedade e excelência no que faz

 

As novas aquisições feitas pela empresa demonstram o quanto se busca a excelência no transporte de pessoas. Mas não é só pela aquisição de novos que ela impressiona. Os carros que já estão no sistema há um tempo também chamam a atenção pela manutenção e pela conservação.  Os (as) busólogos (as) ficaram encantados (as) com o tudo o que viram durante o encontro.  A presença deles (as) numa garagem é importante no sentido de que todo registro que é feito é divulgado em sites e suas páginas/grupos nas mídias sociais. O que parece ser simplesmente uma foto de ônibus, atualmente e, sobretudo, com o tempo, traz à tona uma série de informações sobre a empresa, sua história, seus investimentos, sobre sua região de atuação e a evolução pela qual esta passou ao longo do tempo, enfim, uma série de informações que se consolidam a partir daquele aparente “singelo registro”. Estas pessoas acabam contribuindo e muito não só para o resgate da história do transporte, mas também para o registro de sua evolução. É importante destacar que vários deles não se limitam apenas em ter a foto, mas fazem um arquivo com informações sobre empresa, características dos modelos, linha, tipo de serviço, placas, tempo em circulação, pra citar algumas ações. Outros mantêm a história viva através da confecção de miniaturas e/ou desenhos (uma forma de “reviver” suas memórias e sua relação com a(s) empresa(s) que circulava(m) na sua região). Depois de muito tempo de estrada, (só o Portal do Ônibus faz isso há 19 anos) parte destas ações estão começando a ser reconhecidas e valorizadas e estas atitudes começam a ajudar a (re)construir a história do transporte na cidade de São Paulo.

bbt23 16
Com constante renovação, é possível encontrar na empresa 3 das 4 gerações do Millennium fabricado pela CAIO Induscar

 

bbt23 15
Últimos veículos adquiridos pela Viação Gato Preto representando cada área de operação e a mais recente padronização de pintura na cidade

 

A equipe do Portal do Ônibus agradece à viação Gato Preto – diretoria e operadores em geral –  pela oportunidade de fotografar em uma de suas garagens, agradece também a atenção dispensada por Adriano Paz e ao José Silvio Pereira da Silva que nos transportou com segurança e nos auxiliou durante toda nossa estada na garagem. Nossos mais sinceros agradecimentos também a todos (as) os (as) participantes do encontro (a confraternização e a troca de experiências de todos é um evento à parte dentro deste processo tão imprescindível quanto os registros nestas visitas) que seguiram as orientações (regras) dadas pela empresa e pelo Portal e que nos ajudaram a fazer mais este valioso evento tão importante para todos nós e para a história do transporte.

bbt23 22
Motorista José Silvio que conduziu o veículo do city tour

 


Veja Mais Fotos:

bbt23 26
Ônibus preservado pela empresa com as cores utilizada nas décadas de 60 e 70

 

bbt23 25
Modelo dos anos 70

 

bbt23 06
Modelo dos anos 80

 

bbt23 16
Modelo dos anos 90

 

bbt23 16
Modelo dos anos 2000

 

bbt23 08
Veículo de apoio

 

bbt23 20
Pátio da Manutenção

 

bbt23 13
Local de lavagem dos veículos

 

bbt23 10
Demonstração da lavagem dos veículos

 

bbt23 03
Parte da frota do serviço Atende

 

bbt23 07
Frota de articulados de 18m e 23m

 

bbt23 04
CAIO Induscar Millennium IV | Scania K-250 UB

 

bbt23 09
CAIO Induscar Millennium IV | Mercedes-Benz O-500 U

 

bbt23 12
CAIO Induscar Millennium IV | Volvo B270R LE

 

bbt23 14
CAIO Induscar Millennium IV | Scania K-250 UB

 

bbt23 18
CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 U

 

bbt23 11
CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UA

 

bbt23 17
CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UDA

 

bbt23 19
CAIO Induscar Millennium IV |Mercedes-Benz O-500 U

 

O SINDICATO

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que congrega as empresas concessionárias responsáveis pelos serviços de transporte de passageiros por ônibus do Município de São Paulo.

CONTATE-NOS

Rua Helena, 218 - 11º Andar
São Paulo - SP
CEP: 04552-050

Fone: 5186-5500