Treinamento do DEA

Treinamento do DEA
 

Os funcionários da empresa Socicam, que atuam nos Terminais Urbanos de São Paulo, foram capacitados para o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), podendo, assim, operar o equipamento e oferecer suporte básico de atendimento, até a chegada do serviço médico nesses locais.
 

Cumprindo a Lei Municipal No 14.621, de 11 de dezembro de 2007, que institui a obrigatoriedade do equipamento em locais públicos com grande circulação de pessoas, cerca de 30% dos funcionários receberam orientações teóricas e práticas para operar o equipamento que pode salvar vidas. Diariamente, cerca de 1,5 milhão de passageiros utilizam os terminais de ônibus da cidade.
 

Avaliação positiva dos Terminais Urbanos de São Paulo
 

Nos dias úteis, cerca de 1,5 milhão de passageiros passam pelos 29 Terminais Urbanos administrados pela Socicam, na capital paulista.
 

Com o objetivo de garantir o bem-estar e a constante melhoria nos serviços prestados, a administradora vem investindo em treinamentos, infraestrutura e na reorganização dos pontos comerciais existentes.
 

No momento em que completou um ano de atuação, a Socicam, em parceria com o SPUrbanuss, realizou um estudo comparativo sobre a percepção dos usuários em relação aos terminais e serviços prestados. O estudo foi realizado em 15 terminais e mostra um alto índice de satisfação dos usuários. Entre os itens mais bem avaliados estão a aparência e o asseio dos funcionários, a limpeza dos terminais, e a educação e gentileza dos funcionários, com índices de aprovação de 84%, 78% e 76%, respectivamente. Em todos os atributos de serviços avaliados, a percepção foi de melhora, sendo que 96% avaliaram como positiva ou muito positiva as campanhas socioambientais desenvolvidas pela administração e 93% aprovaram o aumento da segurança dentro dos terminais.
 

Somente nos últimos meses, três assistentes comerciais foram contratados e treinados para avaliar as condições dos pontos comerciais e orientar os respectivos proprietários sobre possíveis melhorias. A atuação começou pela exigência da implantação de uma política de controle de pragas, a obrigatoriedade e regularização de extintores de incêndio, inclusão de logomarcas e ordenação de fachadas, substituição da comunicação visual ou reforma dos quiosques, reforço na limpeza e a introdução de uniformes para os colaboradores.
 

Com o objetivo de preparar ainda mais os profissionais dos terminais urbanos, somente no segundo semestre de 2016, a empresa promoveu treinamentos para mais de 700 funcionários. Com aulas explanatórias, palestras e dinâmicas de grupo, o objetivo central foi aumentar a motivação e torná-los mais receptivos às técnicas de supervisão e de gerência. As principais palestras foram direcionadas aos controladores de acesso/porteiros e ao atendimento à pessoa com deficiência. Por serem direcionadas aos passageiros do transporte urbano da cidade de São Paulo, atividades como essas são de extrema importância e influenciam diretamente na avaliação dos usuários.