HISTÓRICO

2019

Janeiro - No dia 07 de janeiro de 2019 foram reajustadas as tarifas do transporte por ônibus da capital paulista. A tarifa básica subiu de R$ 4,00 para R$ 4,30, com pagamento pelo Bilhete Único ou em dinheiro. A SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes abriu, em 23 de janeiro, a sessão pública para receber as propostas da licitação do sistema de ônibus da cidade, No entanto, por decisão judicial, o procedimento foi suspenso.

Fevereiro - Prefeitura lançou chamamento público para contratação emergencial de empresas de transporte coletivo, pelo período de seis meses, até a conclusão da licitação do sistema de ônibus da cidade.

Março - Profissionais do setor de transporte urbano foram homenageados, em 19 de março, pela SPTrans. As empresas selecionaram 32 motoristas, um de cada garagem, a partir de critérios que levaram em conta aspectos como direção segura e econômica e relacionamento com o passageiro.

Abril - Com o apoio da Socicam, o SPUrbanuss promoveu, de 16 a 19 de abril a Páscoa nos Terminais Urbanos, com distribuição, pelas Mamães Coelhas de mais de cinco mil ovinhos de chocolate às crianças.

Junho - A gestão do prefeito Bruno Covas encaminhou ao Tribunal de Justiça de São Paulo pedido de esclarecimento sobre a abrangência da decisão que, em 22 de maio de 2019, considerou inconstitucional a lei que estabelecia, na licitação dos serviços de transporte urbanos, o prazo de 20 anos para os contratos com as empresas de ônibus.

Julho - O Órgão Especial do TJ – Tribunal de Justiça de São Paulo adiou, no dia 31, o julgamento que poderia dar um desfecho à licitação dos ônibus na capital paulista, depois de pedido de vista para analisar o processo. Pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo – USP, em parceria com a empresa Quest Inteligência, mostrou que aplicativos de transporte estão tirando passageiros do transporte coletivo, aumentando os congestionamentos e agravando o desempenho dos ônibus urbanos no sistema viário.

Agosto - O Órgão Especial do TJ – Tribunal de Justiça de São Paulo voltou a adiar, no dia 07, o julgamento que definiria o futuro da licitação do sistema de ônibus na capital paulista. Foi realizado o seminário Nacional NTU, em 20 e 21, abordando as ações e contribuições que o transporte urbano vem dando para a melhoria da mobilidade nas cidades brasileiras.

Setembro - Em 06 de setembro, começou a vigência dos contratos firmados pela SPTrans com as empresas vencedoras da licitação para prestação dos serviços de transporte urbano, pelo prazo de 15 anos. Negociações sobre o pagamento do PLR – Participação nos Lucros e Resultados levaram motoristas e cobradores a paralisar a operação dos ônibus, no dia 06. Mais de três mil pessoas participaram das palestras e debates realizados, nos dias 24, 25 e 26, na Arena ANTP, em São Paulo. O objetivo foi buscar soluções e fomentar as discussões sobre a mobilidade urbana. A diretoria do SPUrbanuss esteve presente em vários painéis, entre eles o que tratou de Compliance, assunto de interesse das empresas operadoras, que devem adotar políticas e códigos de conduta e ética, por força dos contratos assinados com o poder público.

Outubro - No dia 09, a SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo alterou a composição do comitê que vai acompanhar a substituição dos atuais ônibus por modelos menos poluentes. O comitê é formado por secretários municipais, funcionários de áreas técnicas da prefeitura, representantes de instituições de ensino, de ONGs, da indústria de veículos e das empresas de ônibus.

Novembro - Dia 6, foi realizado o Seminário SPUrbanuss – Os Novos Contratos de Concessão, com apresentações de especialistas sobre as principais obrigações e responsabilidades assumidas pelas empresas operadoras, após a assinatura, em setembro/2019, dos contratos para prestação dos serviços de transporte de passageiros. Entre os temas, a obrigatoriedade de as empresas apresentarem programas de Compliance (Conformidade) e a alteração do perfil da frota em operação, para atender as exigências de redução da emissão de poluentes. Prefeitura de São Paulo divulgou, as contribuições recebidas durante o período de Consulta Pública (de 03 de agosto a 03 de setembro de 2019), e também da Audiência Pública realizada no dia 20 de agosto de 2019, sobre a proposta de concessão dos Terminais Urbanos, incluindo serviços de vigilância, limpeza e manutenção.

Dezembro - Cerca de 80 Ônibus Iluminados participaram das tradicionais carreatas natalinas, nos finais de semana, partindo de 04 pontos da cidade: Praça Charles Miller, Metrô Vila Matilde, Metrô Adolfo Pinheiro e Centro de Tradições Nordestinas.

2018

No primeiro semestre de 2018, o SPUrbanuss esteve presente no seminário da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que tratou de temas voltados para uma mobilidade eficiente, acessível e de qualidade. Os debates abordaram ideias para um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento, mais robusto economicamente, sustentável e inclusivo socialmente, propondo a interligação de outros modos de transporte.

Janeiro - Foi sancionada, no dia 17, a Lei No 16.802, que estipulou uma nova meta para a redução de poluentes pelos ônibus de São Paulo.

Março - Foram abertas as rodadas de negociação da Campanha Salarial com o SindMotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

Março - Em homenagem ao Dia da Mulher, o SPUrbanuss promoveu uma série de apresentações musicais do grupo Trovadores Urbanos, em três Terminais Urbanos e em uma linha de ônibus da cidade de São Paulo.

Abril - Em audiência de conciliação, ocorrida no dia 26, no Tribunal Regional do Trabalho, entre o SPUrbanuss e o SindMotoristas, foi apresentada, pelo Tribunal, proposta de reajuste salarial de 2,8%, aumento do tíquete refeição de R$ 20,50 para R$ 23,00 e direito de ausência remunerada de 04 dias por ano à empregada (o), para acompanhar filho menor ou dependente previdenciário de até 6 anos de idade à consulta médica ou internação hospitalar, mediante a comprovação no prazo de 48 horas.

Abril - A Prefeitura de São Paulo divulgou, no dia 24, o anúncio do edital para concessão do transporte público por ônibus.

Abril - O SPUrbanuss e a Socicam promoveram a campanha Páscoa Mágica nos Terminais Urbanos, trazendo atrações e alegria para os passageiros de 8 terminais da cidade de São Paulo.

Maio - Empresas concessionárias do transporte urbano participaram do Maio Amarelo, movimento de conscientização para um trânsito seguro.

Maio - Durante a crise ocasionada pela greve dos caminhoneiros, no dia 21, o SPUrbanuss e as empresas concessionárias desenvolveram ações para garantir a operação dos ônibus nas principais linhas e nos horários de pico, assegurando o atendimento dos passageiros da cidade de São Paulo.

Maio - As empresas operadoras da cidade de São Paulo renovaram sua frota com mais de 600 ônibus, para ampliar o conforto dos passageiros e melhorar a mobilidade urbana. Do total, 250 veículos dessa nova frota estão equipados com ar condicionado e passaram por teste de desempenho, antes de entrar em circulação.

Maio - A Socicam, com a SPTrans e o SPUrbanuss, iniciou as obras de ampliação da cobertura do Terminal Parelheiros.

Maio - Com o intuito de criar um local com conforto e privacidade para os passageiros poderem se arrumar antes de seguir viagem, a Socicam, a SPTrans e o SPUrbanuss inauguraram, no dia 11, o Espaço Beleza no Terminal Bandeira.

Maio - O SPUrbanuss, a Socicam, a SPTrans e o Sesc promoveram, no dia 30, o Dia do Desafio, que consistiu em atividades nos Terminais Sacomã e Mercado, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e esportivas.

Junho - No dia 1º, foi realizada audiência pública para debater o edital de licitação para o sistema de ônibus da cidade, com apresentação das novas diretrizes para a concessão dos serviços de transporte urbano, nos próximos anos.

Julho - No Seminário Nacional NTU 2018, o SPUrbanuss participou do debate "O que move o setor: diesel versus híbrido/elétrico", que foi iniciado com a exibição de vídeo produzido pelo sindicato, com dados sobre o efeito estufa e aumento de poluentes no meio ambiente. Partindo dessa apresentação, Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss, mediador do debate, questionou os participantes sobre o novo projeto de lei municipal – 16.802 - que visa reduzir em 20 anos 100% da emissão de CO2 gerada pelos veículos de transporte de carga e passageiros.

Agosto - No início do mês de agosto o SPUrbanuss, em parceria com as empresas associadas Sambaíba, Gato Preto, Cidade Dutra, VIP, Tupi, Santa Brígida, Transppass, Express e MobiBrasil, promoveu o transporte dos jogadores de escolas públicas para participar do Play FC 2018, evento esportivo que tem o objetivo de promover o entretenimento e a educação por meio de futebol.

Setembro - Com o intuito de renovar a frota paulista e de trazer um transporte de qualidade e mais conforto aos passageiros, as empresas operadoras adquiriram ônibus novos. Desde janeiro de 2017, foram entregues 2300 novos veículos, incorporados às linhas, em todas as regiões da cidade.

Outubro - OPAS – Organização Pan Americana da Saúde e OMS – Organização Mundial da Saúde, em parceria com a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, divulgam o Outubro Rosa nos ônibus e nas redes sociais das entidades de transporte urbano de passageiros.

Dezembro - Prefeitura de São Paulo publica no Diário Oficial da Cidade os editais para a contratação de empresas de ônibus, para prestação do serviço de transporte de passageiros na cidade. A licitação prevê a concessão dos serviços por um período de 20 anos e contratos no valor total de mais de R$ 70 bilhões. Também estão inseridos nos contratos a manutenção e operação dos Terminais Urbanos e a comercialização dos bilhetes eletrônicos utilizados para o pagamento das passagens.

Dezembro - O SPUrbanuss e suas associadas promoveram os eventos de Natal, com Papai e Mamãe Noel nos terminais e desfile dos Ônibus Iluminados, com carreatas de mais de 80 veículos decorados pelos principais pontos de atração paulistanos, como a Avenida Paulista e a árvore de Natal do Parque do Ibirapuera.

2017

No primeiro semestre de 2017, o SPUrbanuss participou de diversos fóruns de discussões sobre a transformação da matriz energética dos ônibus urbanos, visando debater alternativas ao uso do diesel no transporte coletivo.

Março - Foram abertas as rodadas de negociação da Campanha Salarial, com o Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

Abril - Foi entregue o Terminal Lapa, reformado, na zona oeste da cidade, com novos equipamentos de conforto, acessibilidade e segurança, como pontos para recarga de celulares, disponibilizados gratuitamente durante todo o horário de funcionamento do terminal, e rede de internet (WiFi), além de novo paisagismo. Os sanitários públicos foram renovados e ampliados e foi instalado um fraldário independente para acolher, com mais comodidade, os pais, as mães e os bebês.

Abril - SPUrbanuss participa do Fórum Mitos&Fatos – Painel Transporte Coletivo Ou Individual, qual o Futuro?, promovido pela rádio Jovem Pan.

Maio - Em audiência de conciliação, realizada no dia 22, no Tribunal Regional do Trabalho, entre o SPUrbanuss e o Sindmotoristas, foi apresentada, pelo Tribunal, proposta de reajuste salarial de 4%, aumento do tíquete refeição de R$ 20,50 para R$ 22 (7,3% de reajuste), subsídio do convênio odontológico de R$ 8 para R$ 12 (50% de aumento), subsídio do convênio médico de R$ 75 para R$ 95 (26,7% de reajuste) e renovação das demais cláusulas da convenção coletiva de 2016, aos trabalhadores do setor.

Maio - Empresas concessionárias do transporte urbano participam do Maio Amarelo, movimento de conscientização para um trânsito seguro.

Junho - No dia 1º, foi realizada audiência pública para debater o edital de licitação para o sistema de ônibus da cidade, com apresentação das novas diretrizes para a concessão dos serviços de transporte urbano, nos próximos anos.

Junho - O SPUrbanuss prepara a reformulação do seu site, com o propósito de torná-lo mais acessível e de colocar à disposição dos internautas um conteúdo mais abrangente.

Junho - O SPUrbanuss participa do Congresso da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, em debate sobre “Transporte Público: sistemas eficientes e qualidade numa visão do usuário”.

Junho - Foi realizada audiência pública para apresentação das diretrizes gerais da licitação dos transportes coletivos da capital paulista.

Agosto - Participação do SPUrbanuss no painel Infraestrutura do Transporte Público, realizado durante o Seminário Nacional da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

Dezembro - Começou a operar novo sistema de acesso ao Terminal Cidade Tiradentes, com catracas ativadas pelo Bilhete Único, mas sem cobrança da tarifa. O terminal também ganhou um novo paisagismo, modificações na acessibilidade e sinalização vertical e horizontal, com a colocação de placas, pintura de faixas de travessia e guias.

Dezembro - Mais de 80 ônibus iluminados circularam pelas ruas de São Paulo entre os dias 16 e 23 de dezembro, em comemoração ao Natal. Os veículos foram decorados com luzes externa e internamente e os motoristas fantasiados de Papai Noel.

Dezembro - Minuta do edital de licitação do sistema de ônibus na cidade foi colocada à disposição para consulta pública. Assessorias do SPUrbanuss analisaram as mais de 30 mil páginas e encaminharam mais de 150 considerações técnicas e econômicas à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

2016

Com a publicação da Portaria 016/16 – SMT.GAB, o Sistema Integrado de Monitoramento – SIM passou a ser também uma ferramenta de fiscalização. A medição do cumprimento das viagens programadas, aferida pelo SIM, obedece a um cronograma de implantação.

Em maio, os ônibus da cidade de São Paulo começaram a ser equipados com terminais de recarga embarcada. O novo sistema permite que os usuários validem todos os tipos de bilhete eletrônico dentro dos veículos. A operação de validação demora entre oito e dez segundos para ser finalizada e os créditos podem ser adquiridos via internet ou por meio de aplicativos.

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo – TCM liberou, em julho, a licitação dos transportes na capital paulista, com recomendações técnicas à Prefeitura de São Paulo, entre elas, a apresentação de estudo de viabilidade econômico-financeira para a contratação das empresas operadoras.

As empresas concessionárias assinam aditivos contratuais com a Prefeitura de São Paulo, com alteração na forma de remuneração pelos serviços prestados, durante os meses de agosto a dezembro de 2016.

Os 28 Terminais Urbanos, por onde circulam mais de 1,5 milhão de pessoas, por dia, começam a receber reformas estruturais, para oferecer mais segurança e conforto aos passageiros dos ônibus.

O SPUrbanuss e suas associadas promovem os eventos Natal nos Terminais e Natal dos Ônibus Iluminados, com desfile de mais de 30 veículos decorados pelos principais pontos de atração paulistanos, como a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera.

2015

Foram publicados, no começo de fevereiro, os Decretos Nos 55.889, 55.890, 55.891, 55.892, 55.893, 55.894, 55.895, 55.896, 55.897, 55.898, 55.899, 55.900, no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, que declararam de utilidade pública, para fins de desapropriação, imóveis particulares onde estão instaladas as garagens das empresas operadoras do transporte urbano.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma rede de transporte mais eficiente para a cidade de São Paulo, o SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo encomendou um estudo exclusivo à empresa de consultoria LOGIT, para analisar a eficiência da rede futura e suas consequências operacionais. Intitulada “Avaliação da Rede de Transporte por Ônibus para a Cidade de São Paulo”, a análise culminou em algumas propostas de melhoria e várias sugestões para o desenho da nova rede de transporte urbano.

Durante o 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Transito – IX INTRANS, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, o SPUrbanuss esteve representado na Sessão Especial “Nova Visão Empresarial do Sistema de Ônibus da Região Metropolitana de São Paulo”, realizada no dia 24 de junho, no Centro de Convenções Mendes, em Santos-SP.

No começo de julho, foi publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo minuta do edital de licitação, com vistas à concorrência para a prestação do serviço de transporte coletivo público de passageiros, colocada sob consulta pública até o dia 31 de agosto. O SPUrbanuss encaminhou documento, com mais de 70 páginas, com considerações sobre itens do edital.

Consolida-se a instalação de novas tecnologias nos ônibus urbanos, com ampla aceitação pelos clientes do serviço de transporte coletivo. Passa a rodar pela cidade um maior número de veículos com ar condicionado, câmeras de controle interno e sistema de acesso à internet (wifi).

Em 2015, foram bem sucedidas as negociações com os Sindicatos dos trabalhadores no setor de transporte e desenvolvido o programa “Direção Certa”, com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais que atuam nas empresas operadoras.

Em meados de 2015, as empresas concessionárias, conforme estava previsto no contrato de prestação de serviço assinado em 2003, assumiram a administração de 28 Terminais Urbanos.

Durante o ano, o SPUrbanuss impulsionou os contatos com os veículos de comunicação, ganhando mais credibilidade devido ao posicionamento claro e transparente da entidade sobre os principais temas do setor.

O SPUrbanuss intensifica os trabalhos dos Grupos Técnicos, que contam com a participação de representes de todas as empresas operadoras, e marca presença nos Colégios Técnicos da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano.

Como contribuição às questões ambientais, o SPUrbanuss fez uma ampla análise dos impactos da Lei No 14.933, de 2009, também conhecida como a Lei de Mudança do Clima, que exige o uso de combustível não fóssil em todos os ônibus da cidade de São Paulo. A avaliação contou com o auxílio do consultor Olímpio Álvares, experiente nas questões ambientais.

É publicado no Diário Oficial da Cidade, em outubro, o texto final do edital de licitação. Com orientação dos técnicos do SPUrbanuss, as empresas concessionárias preparam as propostas para o certame licitatório.

Técnicos do SPUrbanuss e empresas associadas participam, com a SPTrans, das definições da operação da Rede de Ônibus da Madrugada, conjunto de linhas noturnas que funcionam da 0 hora às 4 horas.

Foi realizado o evento Ônibus Natalino, com mais de 50 veículos das empresas concessionárias e permissionárias circulando pela cidade, durante todo o mês de dezembro, fazendo a alegria dos paulistanos.

2014

Dia 24 de abril é lançada a campanha "Ônibus queimado não leva a lugar nenhum". Em parceria com o CMT e a Fecootransp, o SPUrbanuss lança uma campanha de conscientização contra os diversos ataques e incêndios à coletivos nos primeiros meses do ano;

Empresas concessionárias investem em consumo inteligente de água e evitam desperdícios durante a crise de abastecimento;

Empresas concessionárias criam linhas especiais, que circularam pelos pontos turísticos da cidade, para atender os turistas que vieram à Capital para assistir aos jogos da Copa do Mundo;

Entram em operação, no sistema de transporte público de São Paulo, novos ônibus Superarticulados. Mais modernos e avançados, esses veículos têm diversas vantagens para os usuários: possuem 23 metros de comprimento, podem carregar até 200 passageiros, têm câmeras frontais, de ré e nas portas garantindo segurança no embarque e desembarque, sistema de freios ABS, ar condicionado e acessibilidade total para pessoas com necessidade especiais, obesos, gestantes, mulheres com crianças de colo e idosos.

O SPUrbanuss recebeu, no dia 06 de novembro, o Prêmio Bienal de Marketing ANTP 2014, categoria Institucional (ações destinadas ao fortalecimento da imagem e da marca das empresas e de órgãos gestores), com a campanha “Ônibus Queimado não Leva a Lugar Nenhum”.

Em 27 de novembro, foi lançado o projeto de incentivo à leitura Livro na Faixa, uma iniciativa da SPTrans, com o apoio do SPUrbanuss e de empresas operadoras do transporte coletivo.

Em dezembro de 2014, foram divulgados os resultados da auditoria realizada pela empresa Ernest&Young no sistema de transporte. Os dados demonstraram que as empresas colocam em circulação, 100% da frota operacional e que a taxa interna de retorno (TIR), aferida atualmente pelas empresas concessionárias, não apresenta discrepância com a TIR fixada pelo poder público em 2003, início da contratação dos serviços de transporte. Os resultados deixaram claro que não há nenhuma caixa-preta no sistema de transporte por ônibus na cidade de São Paulo.

Dez veículos decorados com temas natalinos circularam pela cidade, tornando-se uma das atrações das festividades do final de ano.

2013

Em março, a convite do SPUrbanuss, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner elaborou o Estudo Preliminar de Eixos de Transportes de Passageiros, que analisa a alternativa de se criar uma rede expressa de corredores, capaz de multiplicar as possibilidades de trajetos, com enorme ganho de tempo para os clientes do transporte urbano.

Em meados daquele ano, o Conselho de Administração do SPUrbanuss decide profissionalizar o sindicato. É contratado para ocupar a presidência o engenheiro e especialista em transportes Francisco Christovam.

2011

Testes com 20% de biodiesel adicionado ao diesel comum.

2010

São testados nos ônibus da cidade combustíveis e tecnologias verdes:
Biodiesel de cana-de-açúcar – combustível de fonte renovável;
Ônibus Híbrido – tecnologia com dois motores: um a diesel e outro elétrico, contribuindo para a economia do diesel e redução de poluentes;
Etanol – o projeto é pioneiro no Brasil e começou com 50 veículos do sistema de transporte municipal.

2006

As empresas concessionárias assinam Termo de Referência para a renovação da frota da cidade. Até 2008, todos os ônibus deveriam ter, no máximo, dez anos de uso.

2003

O Conselho de Administração sugere a modificação da marca representativa do Sindicato, alterando-a para SPUrbanuss, sem mudar a denominação anterior, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo.

Assinados os contratos com os consórcios e cooperativas que passam a trabalhar no novo sistema de transporte público: O Sistema Interligado.

2002

Implantação do sistema integrado de transportes na capital, que comportava linhas diversas, com a finalidade de atender às necessidades atuais e futuros deslocamentos da população. Como consequência, a cidade foi dividida em oito regiões, cada uma a ser atendida por uma empresa ou consórcio de empresas, e uma região central, comum a todas as operadoras.

2000

Sob coordenação do Transurb, os validadores de cartões magnéticos foram implantados em cerca de três mil ônibus.

1997

Realização do seminário “Transporte Coletivo em São Paulo: projetos, problemas e soluções”, onde foram discutidos amplamente assuntos de importância para a estruturação de um plano de transportes coletivos para a cidade: a viabilidade do VLP, bilhetagem automática, o papel do ônibus e os efeitos dos transportes alternativos e clandestinos.

1995

Pioneirismo no tratamento de assuntos de amplo alcance social, como negociações da Convenção Coletiva de Trabalho sobre Saúde e Segurança do Trabalhador nas Garagens e o Protocolo de Intervenções com a CETESB para a redução da fumaça preta dos ônibus.

O Transurb criou o Grupo Qualisist, formado por executivos e empresários com a finalidade de conduzir a política de qualidade de todo o setor e apoiar a criação de programas de qualidade em cada empresa.

1994

Em 25 de agosto, o Transurb se consolidara oficialmente como entidade de representação, após transferir-se para uma sede própria. Local onde permanece até a atualidade.

1991

Em 04 de dezembro, o novo estatuto do Transurb é aprovado. A entidade passa a contar com um Conselho Consultivo, indicado pelo Presidente e formado por empresários do setor.

1982

A denominação inicialmente pretendida foi revista e a entidade foi registrada, em 19 de abril, como Associação Profissional das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros. A palavra-símbolo, Transurb, foi mantida.

Em 23 de junho desse ano, uma nova Assembleia discutiu, entre outros assuntos, a transformação da Associação em sindicato. Em 1º de dezembro, após receber a carta de reconhecimento, o Transurb passa a denominar-se Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo.

1980

Em 22 de setembro, em assembleia, a APEO deixa de ser uma entidade de caráter civil e se transforma em uma associação profissional denominada Associação Profissional das Empresas de Transporte Rodoviário Urbano da Grande São Paulo, que seria mais conhecida como Transurb (abreviatura de Transporte Urbano). Sua finalidade seria congregar, promover, orientar, defender e amparar as empresas de transporte coletivo urbano de passageiros, por ônibus, bem como representá-las, esclarecer a opinião pública e colaborar com o poder público para o aperfeiçoamento da atividade de transporte urbano.

1976

Criação de faixas privativas para ônibus nos principais corredores de tráfego.

1975

A APEO e o SETPESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) se reúnem e a cidade é dividida em setores, sendo um central e seis periféricos.

1972

Empresários de ônibus se reúnem em 16 de agosto para reativar a APEO.

Em 27 de setembro, reunião desses mesmos empresários aprova os estatutos da APEO, constituída como entidade civil.

1968

O sistema de bondes é desativado e, por consequência, as empresas de ônibus aumentam sua participação no transporte de passageiros da capital.

1966

Desativação da APEO.

1965

A APEO tem seu estatuto modificado e as diretorias tiveram seu mandato prorrogado por dois anos.

1961

Em 23 de março, representantes das empresas particulares permissionárias do serviço de transporte urbano coletivo de passageiros em São Paulo se reuniram para criar uma entidade para a defesa e representação da classe. A entidade foi inicialmente denominada Associação Paulista de Empresas de Ônibus Urbanos.

Dois meses depois foi realizada uma assembleia geral onde os estatutos foram aprovados e a denominação da entidade foi alterada para Associação Paulistana de Empresas de Ônibus, conhecida como APEO. Além disso, nessa assembleia também foi eleita a primeira diretoria.