Como já havia adiantado para o Diário do Transporte, Nunes conhece produção de biometano e hidrogênio que gera eletricidade na China e deve utilizar nos ônibus de São Paulo

28/04/2025

Fonte: Diário do Transporte

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Publicado em: 25 de abril de 2025

Visita ocorreu nesta sexta-feira (25). Fabricantes chineses destes combustíveis virão à capital paulista

ADAMO BAZANI

OUÇA O TRECHO QUE NUNES FALOU DO BIOMETANO NA ÁSIA AO DIÁRIO DO TRANSPORTE:

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Como já havia adiantado para o Diário do Transporte nesta semana, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, conheceu na China nesta sexta-feira, 25 de abril de 2025, uma empresa de produção de biometano (gás obtido na decomposição de resíduos) e hidrogênio para geração de eletricidade e reafirmou a intenção de utilizar nos ônibus de São Paulo estes combustíveis.

Nunes esteve na planta da Fujie Environmental Tech, considerada uma das empresas líderes mundiais nestes combustíveis.

Representantes da empresa já confirmaram que vão visitar a capital paulista.

Segundo a prefeitura, a Fujie Environmental Tech possui o que chama de "Sistema Integrado de Desidratação e Secagem a Vácuo de Baixa Temperatura ". A empresa diz que a tecnologia pode reduzir significativamente o teor de umidade do lodo.

A companhia ainda apresentou um pacote tecnológico de purificação de biogás e enriquecimento de metano, que diz elevar a concentração desse gás purificado para mais de 95%.

A Fujie ainda mostrou ao prefeito um projeto de pesquisa de aplicação de teste piloto da cadeia completa da produção de hidrogênio-armazenamento de hidrogênio-cogeração. Trata-se da produção combinada de energia elétrica e calor utilizando hidrogênio como combustível. É uma forma de cogeração, em que hidrogênio é usado tanto para gerar eletricidade quanto calor, em vez de apenas uma delas.

Isso também pode ser aplicado, futuramente, em sistemas de geração de energia para ônibus elétricos, cujas metas de troca de frota não avançam porque, segundo a prefeitura e as empresas de transportes, a ENEL não faz a ligação em tempo hábil das infraestruturas nas garagens e a as adaptações na tensão das redes de distribuição, que precisa ser eleva de baixa para média ou alta.

BIOMETANO EM ÔNIBUS:

A cidade de São Paulo já possui 22 caminhões de coleta de lixo, da marca Scania, movidos a GNV (Gás Natural Veicular) e biometano. O total deve chegar a 100 até outubro de 2025 e o contrato prevê a troca de toda a frota até 2028.

Mas, diante das dificuldades do avanço para eletrificação dos ônibus da cidade, a maior parte dos entraves atribuída ao fato de a ENEL não fazer as ligações e adaptações da rede de energia para as garagens, o GNV e biometano passaram a ser considerados mais seriamente para o transporte coletivo.

O Diário do Transporte mostrou que, inclusive, no dia 25 de março de 2025, a prefeitura promoveu um seminário sobre biometano no transporte público e há um modelo de ônibus a diesel que está sendo convertido para este combustível e será testado pela transportadora Sambaíba, no segundo semestre de 2025.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2025/03/26/onibus-a-biometano-e-gnv-da-sambaiba-para-sao-paulo-e-o-lancamento-da-volare-com-estes-combustiveis-scania-tambem-expos-veja-mais-fotos-videos-e-entrevistas/

Agora, Nunes segue para o Japão, onde fica até o dia 1º de maio de 2025.

Ao Diário do Transporte, o prefeito já havia falado também que na China conheceu uma tecnologia de armazenamento de energia elétrica que pode deixar as garagens de ônibus de São Paulo menos dependentes da ENEL e que já está em testes pela empresa A2, que atua nos transportes em parte da zona Sul.

Além disso, o prefeito assinou o acordo de financiamento de US$ 100 milhões com o Banco Chinês para a compra de ônibus elétricos, mas os recursos só poderão ser usados na aquisição de modelos de marcas chinesas.

No Brasil, apenas a BYD é uma marca chinesa que faz ônibus elétricos. Outras marcas, como Higer e Ankai, já possuem modelos no País, mas ainda importam os coletivos.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes