Ônibus municipais de São Paulo passam a contar com telas digitais destinadas a exibição de notícias de entretenimento, esporte, utilidade pública e anúncios publicitários
07/05/2025
Fonte: Diário do transporte
Ônibus municipais de São Paulo passam a contar com telas digitais destinadas a exibição de notícias de entretenimento, esporte, utilidade pública e anúncios publicitários
Publicado em: 7 de maio de 2025
Ônibus municipais de São Paulo passam a contar com telas digitais destinadas a exibição de notícias de entretenimento, esporte, utilidade pública e anúncios publicitários
Equipamentos estão instalados inicialmente em 111 coletivos, das empresas Transpass, Ambiental, Campo Belo e Gatusa, mas planos são para ampliar quantidade
ADAMO BAZANI/VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A cidade de São Paulo passa a contar inicialmente em 111 ônibus de linhas municipais que operam nas zonas Sul, Oeste e Centro de São Paulo com telas digitais, que durante as viagens exibem notícias de entretenimento, esporte, utilidade pública e anúncios publicitários. A estimativa é de ampliar a quantidade.
Os equipamentos, gerenciados pela empresa C2R|Maely OOH, entraram em funcionamento em 52 veículos das operadoras Transpass, 35 da Ambiental, 20 da Campo Belo e quatro da Gatusa.
De acordo com a SMT (Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte) e a SPTrans (São Paulo Transporte), são as próprias viações que definiram a quantidade e a distribuição dos ônibus com os equipamentos entre as linhas e já houve a a possibilidade de ser ampliada para mais empresas e regiões da capital paulista.
Todo o conteúdo divulgado obedece aos critérios estabelecidos pela SMT em portaria municipal e regulamento específico, que determinam que apenas notícias de entretenimento, esporte e mensagens institucionais, além de conteúdo publicitário previamente aprovado pela SPTrans, podem ser exibidos no interior dos ônibus.
Todos as telas digitais seguem normas definidas pela SPTrans para o layout interno dos ônibus, e apenas após aprovação da supervisora do transporte municipal, os coletivos podem operar com o monitor instalado e em funcionamento.
Já houve ônibus na cidade de São Paulo, em outras épocas, inclusive relativamente recentes, com telas de informes publicitários e entretimento, mas além dos avanços tecnológicos esperados com o passar do tempo, a promessa é de que os conteúdos sejam atuais de fato. Não eram raros os equipamentos no passado com notícias antigas e dados desatualizados.
O Metrô de São Paulo também possui um serviço de mídia em telões dentro das composições.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte