Enquanto frota de ônibus elétricos não avança como prometido, cidade de São Paulo recebeu 1146 ônibus a diesel, mesmo com proibição

06/02/2024

Fonte: Diário do Transporte

Maioria é formada por modelos padrons, que estão incluídos na restrição; Segundo SPTrans, encomendas foram feitas antes das regras novas; Empresas dizem frota está envelhecendo e não há infraestrutura para operar os elétricos; Desde esta proibição, entraram em circulação na cidade de São Paulo mais ônibus a diesel que elétricos. Foram apenas 65 elétricos novos contra os 1146 ônibus movidos a óleo diesel

Enquanto a frota de ônibus elétricos não avança na cidade de São Paulo, que já deveria ter ao menos 600 unidades rodando, mas só tem 84; o sistema de transportes da capital paulista recebeu desde 17 de outubro de 2022, pelo menos 1146 ônibus movidos a óleo diesel, de acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia as linhas municipais, em resposta aos questionamentos do Diário do Transporte feitos nesta segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024. Estes ônibus poderão ficar rodando por dez anos na cidade, ou seja, até 2033.

O dia 17 de outubro de 2022 é a data de quando entrou em vigor na cidade de São Paulo, a proibição de compra de ônibus movidos a combustíveis fósseis para atender as metas de redução de emissão de poluentes previstas na lei de Mudanças Climáticas e nos contratos com as viações que estipulam que a partir de 2038, os veículos de transporte coletivo não podem mais gerar gás carbônico.

Desde esta proibição, entraram em circulação na cidade de São Paulo mais ônibus a diesel que elétricos. Foram apenas 65 elétricos novos contra os 1146 ônibus movidos a óleo diesel. A prefeitura mantém a promessa de 2,6 mil elétricos operando até o fim deste ano de 2024.

Segundo a SPTrans, estes ônibus a diesel foram encomendados antes de a proibição entrar em vigor.

Um fato que chama a atenção é que muitos destes veículos são de tecnologia Euro 6 para motores a diesel, uma norma do Governo Federal que entrou em vigor somente em janeiro de 2023, ou seja, três meses depois de a capital paulista vetar os ônibus a diesel. Portanto, foram fabricados depois da proibição.

Outro fato que chama a atenção é que a proibição de ônibus a diesel não vale para os modelos menores: mini, micro e midi (os micrões). Mas estes modelos formam minoria entre os ônibus inseridos na frota depois de restrição: dos 1194, apenas 77 são miniônibus e 317 são mídis.

A grande maioria está entre os modelos que não podem ser comprados com a motorização a diesel: os padrons, com 591 unidades. Há ainda 161 articulados a diesel inseridos no sistema de transportes depois de 17 de outubro de 2022 e este tipo de ônibus também entra na restrição.

Por causa da mudança de tecnologia obrigatória no diesel Euro 5 para Euro 6, em 2022, as empresas anteciparam para renovar a frota com o objetivo de comprar ônibus mais baratos. Os motores Euro 6 poluem 75% menos que os Euro 5, mas custam 30% mais.

Ocorre que muitos ônibus que entraram no sistema da cidade de São Paulo são Euro 6, ou seja, não houve essa correria pelo modelo mais barato e a produção só começou depois da proibição na cidade.

Informalmente, as empresas de ônibus dizem que a frota da cidade está envelhecendo: a idade dos coletivos está vencendo, mas devido à falta de infraestrutura nas garagens e na rede de energia para carregar os elétricos, não estão conseguindo colocar os veículos deste tipo recentemente adquiridos para operar, e, ao mesmo tempo, não podem comprar mais os modelos a diesel.

Há cerca de 200 ônibus elétricos prontos nas três fábricas que hoje produzem os modelos para São Paulo, mas que não podem rodar por falta de infraestrutura.

Em nota, a SPTrans diz que o cadastramento de ônibus a diesel novos só é possível se a encomenda ter sido feita antes de 17 de outubro de 2022 e com a comunicação por parte da empresa.

A SPTrans informa que somente são cadastrados para operar na cidade veículos a diesel cuja encomenda tenha sido feita em data anterior à determinação de outubro de 2022, de que somente coletivos movidos a energia limpa sejam incluídos no sistema de transporte público e a concessionária tenha informado a SPTrans.

Desde a determinação, 1146 ônibus a diesel foram incorporados à frota municipal.

Sendo:

Articulados – 161

Padron – 591

Midiônibus – 317

Miniônibus – 77

Ônibus diesel que são de tecnologia Euro 6, posterior à proibição de veículos à combustão

Ônibus diesel que são de tecnologia Euro 6, posterior à proibição de veículos à combustão

Ônibus diesel que são de tecnologia Euro 6, posterior à proibição de veículos à combustão

Veja a ordem das previsões de ônibus elétricos para a cidade de São Paulo

– Em 2021, a estimativa da prefeitura era de que 1,6 mil ônibus elétricos seriam colocados na cidade até o fim de 2023 e mais mil até o término de 2024, totalizando 2,6 mil unidades.

– Em 24 de agosto de 2023, Nunes havia falado num evento de revendedoras de veículos em São Paulo, que neste ano seriam 800 ônibus elétricos circulando.

Adamo Bazani