ENTREVISTA: Nunes estuda processar ENEL na Justiça por projeto de ônibus elétricos que não avança em São Paulo. Valor para infraestrutura subiu de R$ 600 milhões para R$ 1,6 bilhão

07/03/2024

Fonte: Diário do Transporte

Segundo prefeitura, meta de eletrificação de frota não avança por causa da infraestrutura

OUÇA:

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse na manhã desta quarta-feira, 06 de março de 2024, que estuda processar a ENEL por causa do valor de R$ 1,6 bilhão apresentado para preparar a rede de distribuição e as garagens de ônibus para receber os coletivos movidos à eletricidade. A demora para deslanchar o processo também deve estar na ação judicial.

Segundo o prefeito, o valor inicialmente orçado pela ENEL era de R$ 600 milhões e que a empresa lucrará com os ônibus elétricos porque vai vender energia para esta frota.

"A ENEL tem sido uma das piores empresas que eu já vi em toda minha vida. Que o nível de irresponsabilidade com a cidade é enorme. A gente viu todos os episódios com a falta de energia. A gente já tinha problema com eles antes. Em mais um episódio, a ENEL atrapalha a cidade de São Paulo.[.] A gente tinha uma previsão de um valor de R$ 600 milhões para poder fazer a infraestrutura nas garagens, para poder recepcionar os ônibus elétricos [.] e a ENEL vem agora com uma surpresa de R$ 1,6 bilhão. Estou discutindo com a minha procuradora-geral para ver se a gente faz uma ação judicial, porque eles têm que colocar a infraestrutura porque eles serão remunerados pelo fornecimento da energia. Eles ganham pela distribuição. É uma empresa que só quer ganhar, e o ruim disso é que a cidade não pode perder " - disse.

Não há infraestrutura para os ônibus elétricos na cidade de São Paulo.

O total de ônibus com baterias é de 84, bem longe da meta de 2,6 mil prevista para o fim de 2024.

O anúncio de 600 coletivos feito pelo prefeito Ricardo Nunes para o final de 2023 não se cumpriu.

O acordo entre viações e ENEL-X não foi para a frente como o previsto também.

A SPTrans (São Paulo Transportes) e a ENEL já havia admitido ao Diário do Transporte que nenhuma obra foi feita nas garagens e na rede elétrica para aumentar a potência necessária para os ônibus elétricos.

E a situação é preocupante: um estudo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) mostra que com o atual padrão da rede de distribuição na cidade de São Paulo, que é de baixa tensão, se 50 ônibus elétricos carregarem as baterias ao mesmo tempo, inclusive na madrugada, pode faltar eletricidade na casa das pessoas, comércios e hospitais. Isso porque, energia tem, mas a rede não dá conta.

Veja a ordem das previsões de ônibus elétricos para a cidade de São Paulo

- Em 2021, a estimativa da prefeitura era de que 1,6 mil ônibus elétricos seriam colocados na cidade até o fim de 2023 e mais mil até o término de 2024, totalizando 2,6 mil unidades.

- Em 24 de agosto de 2023, Nunes havia falado num evento de revendedoras de veículos em São Paulo, que neste ano seriam 800 ônibus elétricos circulando.

ADAMO BAZANI

Colaboraram Guilherme Strabelli e Vinícius de Oliveira