Nunes quer que financiamentos para ônibus elétricos sejam aprovados até agosto e elabora manual para analisar subsídios
01/04/2024
Publicação oficial ocorreu nesta segunda-feira (1º); Eletrificação avança a passos lentos por falta de infraestrura
O prefeito Ricardo Nunes quer que sejam aprovados entre julho e agosto deste ano de 2024 os financiamentos para ônibus elétricos.
A data está Plano de Trabalho/ Metas – 2024 da atual gestão, publicado no Diário Oficial da Cidade desta segunda-feira, 01º de abril de 2024.
A cidade assinou contratos com bancos nacionais e internacionais que somam R$ 5,75 bilhões
De acordo com o texto publicado, a previsão está meta n° 50 do programa de metas 2021-2024. A ação *“organizará os procedimentos de concessão da subvenção e impulsionará a substituição da frota de ônibus por veículos de energia sustentável, promovendo maior qualidade ambiental”*.
O cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução está assim distribuído:
*Janeiro – março*: Análise dos processos.
*Março – junho*: Documentação e sistematização dos procedimentos.
*Junho – julho*: Elaboração de minuta.
*Julho – Agosto*: Aprovação junto a SPTrans, secretarias envolvidas e bancos financiadores.
A quantidade de coletivos elétricos movidos com baterias subiu recentemente de 84 para 117 na capital paulista, ou seja, com estes 33 ônibus a mais, a frota atual passou de 3,2% para apenas 4,5% da meta do prefeito Ricardo Nunes de 2,6 mil veículos deste tipo rodando na cidade até o fim de 2024. O anúncio de 600 ônibus até o fim de 2023 não se cumpriu. A frota não avança por falta de infraestrutura de recarga nas garagens e de aumento de tensão na rede de distribuição.
Estudo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontam que em bairros com redes de baixa tensão (que são a maioria na cidade de São Paulo), se 50 ônibus carregarem as baterias ao mesmo, ainda que na madrugada, vai cair a energia das casas das pessoas, comércios e hospitais.
Os bairros das garagens devem ter subestações iguais das estações de trem e metrô e a rede deve ser de média ou alta tensão.
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A prefeitura de São Paulo definiu como meta para o período de julho a agosto deste ano aprovar junto à SPTrans, secretarias envolvidas e bancos financiadores os processos de subvenção às empresa concessionárias para a substituição da frota de ônibus por veículos elétricos.
Parte integrante do Plano de Trabalho/ Metas – 2024 da atual gestão, o prazo está definido em publicação no Diário Oficial da Cidade desta segunda-feira, 01 de abril de 2024.
Caberá ao secretário executivo de Mobilidade e Trânsito (SETRAM), Gilmar Miranda, a responsabilidade de elaborar “Manual Operativo do Projeto (MOP) de Eletrificação da Frota de Ônibus”, cujo objetivo é a subvenção para eletrificação da frota do transporte coletivo gerida pela SPTrans.
De acordo com o texto publicado, a elaboração do MOP está associada à meta n° 50 do programa de metas 2021-2024. A ação “organizará os procedimentos de concessão da subvenção e impulsionará a substituição da frota de ônibus por veículos de energia sustentável, promovendo maior qualidade ambiental”.
O cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução está assim distribuído:
Janeiro – março: Análise dos processos.
Março – junho: Documentação e sistematização dos procedimentos.
Junho – julho: Elaboração de minuta.
Julho – Agosto: Aprovação junto a SPTrans, secretarias envolvidas e bancos financiadores.
No início deste ano, o prefeito publicou decreto definindo regras claras para a liberação de subsídios nos investimentos da eletrificação da frota do Sistema de Transporte da capital.
ALEXANDRE PELEGI/ADAMO BAZANI