SPTrans amplia em dois anos idade máxima dos ônibus a diesel já que quantidade de ônibus elétricos não avança por falta de infraestrutura

09/04/2024

Fonte: Diário do Transporte

Desde outubro de 2022, não podem ser comprados modelos a diesel 0 km, mas meta de elétricos não avança; Ampliação de idade dos veículos a diesel será para as empresas que comprovarem compra de modelos a eletricidade

A Secretaria Municipal de Transportes ampliou em dois anos a idade máxima permitida para os ônibus a diesel continuarem circulando.

A medida foi publicada nesta terça-feira, 09 de abril de 2024, em forma de aditivo aos contratos com as companhias de transportes, e ocorre porque a frota de ônibus elétricos não avança por causa da falta de infraestrutura nas garagens e redes de distribuição.

A idade máxima dos micro-ônibus que era de sete anos, passa a ser de nove anos e a idade máxima dos ônibus básicos, padrons e articulados que era de 10 anos passa a ser de 12 anos.

Pelos aditivos aos contratos, ficam admitidos miniônibus (micros) de ano/modelo 2015 e os demais, de ano/modelo de 2012.

Para terem a idade dos coletivos prolongada, as viações devem apresentar uma compra equivalente de ônibus elétrico e a inclusão deste veículo no sistema da capital paulista deve ocorrer até 30 de junho de 2024.

Os ônibus mais velhos devem passar por mais vistorias e, preferencialmente, ficarem na reserva técnica, mas podem ser usados nas linhas.

Desde 17 de outubro de 2022, não podem ser comprados modelos a diesel 0 km, mas meta de elétricos não avançou. Dos 2,6 mil ônibus elétricos prometidos pela prefeitura até o fim desde ano, há apenas 117 unidades em circulação.

Não é a primeira vez que a SPTrans prolonga a idade dos ônibus.

Na pandemia de covid-19, pela crise gerada, foi também permitido o uso de coletivos mais velhos.

São aditivos a cada contrato. 

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes