Nota: Acidente Transkuba

08/04/2014

Sobre o acidente ocorrido na noite desta segunda-feira, no Terminal Campo Limpo, informamos que a empresa Transkuba está acompanhando as apurações policiais, que apontam que a vítima trafegava em local proibido para pedestres quando foi atropelada.

Ressaltamos que os ônibus urbanos – que pesam entre 24 a 35 toneladas, dependendo de seu comprimento e lotação – precisam de pelo menos 30 metros, a 30 quilômetros por hora, para acionamento do freio e parada total do veículo. Por isso, motoristas e pedestres devem ficar atentos à sinalização nos terminais, corredores e faixas exclusivas para o transporte coletivo.

Destacamos que as empresas vêm investindo em novas tecnologias veiculares – ônibus mais confortáveis e seguros, inclusive com Sistema ABS (Sistema de Freio Antitravamento) que evita o travamento das rodas no momento da frenagem, e combustíveis que contribuem para a redução da poluição ambiental – e no capital humano, promovendo constantes treinamentos de direção defensiva e econômica.

Todos os operadores, em sua admissão ou durante os cursos de atualização, são orientados com relação a todos os procedimentos permitidos e não permitidos, dando inclusive ciência desta orientação em documento oficial.

Além desta aplicação individual de disciplina, os operadores com infrações mais críticas ou reincidentes são tratados de maneira especial, tendo atendimento individualizado, acompanhamento de monitor externo e, em alguns casos, acompanhamento psicológico.

Estes dados são compilados, trabalhados internamente, sendo que cópias destas sanções disciplinares são enviadas inclusive ao órgão gestor (SPTrans).

Regina Helena
Assessora de Imprensa SPUrbanuss