Nota: Paralisação VIP

12/05/2014

Sobre a paralisação dos ônibus da empresa VIP na manhã desta segunda-feira, a assessoria de imprensa do SPUrbanuss enviou duas notas para a imprensa falando sobre o ocorrido.

NOTA 1
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPUrbanuss lamenta a paralisação das atividades da empresa VIP na manhã desta segunda-feira, dia 12 de maio, que causou transtornos aos clientes do transporte na região sudoeste da cidade. Foram afetadas 10 linhas que partem da garagem Pinedo e mais 12 linhas da garagem M’Boi Mirim, prejudicando 140 mil passageiros no pico da manhã.
Segundo informações da empresa, não foi dado tempo para negociações com os empregados para se evitar a paralisação. A VIP confirma que salários e benefícios como cesta básica e vale refeição estão sendo pagos rigorosamente em dia.
O SPUrbanuss lembra que esta é época de dissídio salarial da categoria (motoristas e cobradores) e que as negociações estão em andamento. As paralisações pontuais de empresas são usadas com forma de pressão, gerando problemas ao sistema de transporte da cidade.
Sem considerar a reivindicação de aumento salarial de 2014, os salários de motoristas e cobradores de São Paulo estão acima da média nacional, de acordo com levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU.

NOTA 2
A empresa VIP reafirma que está rigorosamente em dia com o pagamento dos salários e benefícios aos seus empregados.
Toda a frota das garagens das áreas 6 e 7 (sul e sudoeste) está operando normalmente. A paralisação da manhã desta segunda-feira, dia 12, pegou a empresa de surpresa, já que não havia sido encaminhada pelo Sindicato dos Motoristas uma pauta prévia para negociação.
A VIP informa que não tem empregados trabalhando fora da função contratada e que ainda não foi realizada reunião com membros do Sindicato dos Motoristas, pois não foi procurada por qualquer representante dos empregados para tratar dos assuntos que geraram a indevida paralisação.